02 dezembro, 2011

Dia 2 - "Um Conto de Natal" de Charles Dickens

Editora: L&PM
ISBN: 8525412430
Ano: Velho pra Caramba... (Foi lançado em 1843 nos EUA para os curisos)
Páginas: 146
Sinopse: " 'Um Conto de Natal', do britânico Charles Dickens (1812-1870), está, certamente, entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida.
A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes, televisionado, adaptado para o teatro, para crianças, transformado em desenho animado e até em histórias em quadrinhos. Até mesmo a figura de Scrooge teve descendentes, já que o nome original do Tio Patinhas, personagem de Walt Disney, é Uncle Scrooge."

Um clássico é um clássico. Assim posso garantir que se você, meu querido leitor, se não souber exatamente a história desse livro, pelo menos você deve estar se perguntando: "O quê? Eu jurava que isso era só um filme da Disney!"
Então me permitam explicar a história real: Esse livro conta a história de Ebenezer Scrooge, um homem avarento e ranzinza, que prefere a companhia de números e moedas do que pessoas. Seu ódio por festas natalinas só faz com que sua popularidade diminua ainda mais, na verdade, a única pessoa que ainda deve ter um pouco de consideração por ele é seu empregado, Bob Cratchit (A quem ele trata como se fosse um cachorro!). Mas, naquela noite de Natal, ele recebe a visita do fantasmas do seu Sócio, ele avisa a Scrooge que ele tem de mudar ou senão será condenado a castigos eternos igual a ele. Por isso, ele será visitado por três fantamas nessa noite (Passado, Presente e Futuro).

Não importa qual versão que eu veja, o Espírito do Passado sempre é o meu favorito! Não sei porque ele é o que conta mais história, ou porque o Scrooge era fofinho quando era mais novo (Me digam que vocês não tem vontade de abraçar aquela criancinha sozinha no colégio interno na noite de natal?), ou porque os outros dois fantasmas levam a situações muuuuuuuuito depressivas (Pequeno TIIIMMM!!!!!).
O único ponto fraco (Que não é da obra e sim da sociedade) é a diluição da verdadeira moral da história. Poque todos choram, se emocionam e dizem que vão se esforçar ao máximo para serem pessoas melhores daqui por diante. Mas, poucos minutos depois, voltamos a viver nossas vidas normalmente e todos aqueles valores de fraternidade e caridade se perdem em prol da correria da vida em sociedade. Na verdade, isso é o que acontece com a maioria dos 'valores' de final de ano. Ficam escondidos debaixo do tapete o ano, como se fossem vexaminosos ou alguma coisa parecida, e só em Dezembro voltamos a ouvir deles por causa da propaganda da Globo. Isso parece certo pra vocês?

Spoiler: Secretamente, sempre quis que aquela namoradinha dele aprecesse magicamente no final da história para ficar com ele... Então se alguém que lê esse blog estiver pensando em fazer uma adaptação dessa obra, que tal, hein?

Aqui seguem algumas da milhares de adaptações dessa obra:











 Ah, não podemos nos esquecer da versão dessa obra para o cinema (De novo, um em milhares) que foi lançada a pouco tempo.
Algumas informações:
Gênero: Infantil
Duração: 98 minutos

Elenco: Jim Carrey (Sim, Senhor!),

Bem, o filme é até legalzinho... Mas existem adaptações melhores! A única coisa que eu realmente não gostei foi a forma que os fantasmas assumiram. Sem graça....





Bem, é só isso por hoje pessoal! Fiquem ligados no Blog durante esse mês para não perderem nada!
Bjuos,

3 comentários:

  1. Eu tmb SEMPRE sonhei que isso acontecia e ele vivia feliz para sempre com a namoradinha dele!!! *-* por que nenhum roteirista pensou nisso, hein??
    E eu tmb prefiro o fantasmo do Natal Passado!!
    Mas está faltando uma das minhas preferidas adaptaçõesss: a dos Looney Toons, que eu via TODO ano no cartoon e o Gaguinho era o Bob mais fofo da vida..
    E é verdade, o livro é mt legal mesmo!

    Ps. Eu adorei suas filosofias finais, concordo plenamente que a sociedade tem de aprender com esses valores por todo o ano, e não achar que sendo um pouco solidária no natal vai conseguir mudar alguma coisa. Mas também penso que começar pelo Natal já é..bem, um começo.
    E acho que o que eu menos gosto na história é o fato - SPOILER!!!!!!!!!! dele decidir mudar só quando se vê morto e sozinho. Quer dizer, o que isso ensina para a sociedade? Façam algo bom para os outros para não acabarem sozinhos, ou seja, pensem em vocês mesmos até quando realizam uma boa ação. Isso não é nada altruísta ou correto se querem saber minha opinião..

    ResponderExcluir
  2. Adorei *-*
    Gostei do blog :)
    Vejo que também gostam de animes? *-*

    Beijos

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  3. Eu li este livro; li 2 livros de Charles Dickens - "As Aventuras do Sr Pickwick" e "Um conto de Natal". Alias esta obra foi responsavel pelo personagem de Walt-Disney "Tio Patinhas" o rico mais mão-de-vaca do mundo!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...