22 dezembro, 2011

Dia 22 - "Simplesmente Amor" (2003)

Diretor: Richard Curtis
Título Original: "Love Actually"
Duração: 135 minutos
Gênero: Comédia Romântica com um pouco de Drama

Primeiramente, antes que qualquer ser humano abra a boca para falar como esse filme é uma cópia de "Dia dos Namorados"/"Dia de Ano Novo", só quero deixar claro que foi esse filme que popularizou este modelo de filme. Até que o diretor estadunidense  friamente roubada pegou emprestada essa ideia genial para fazer seus filmes clichês hollywoodianos.
Mas é claro não tem nem com comparar esse filmes pelo simples fato de "Love Actually" ser milhares de vezes melhor do que os outros dois! Talvez sejam os diálogos memoráveis, sarcásticos e românticos, que traduzem perfeitamente o estado de espírito dos personagens, ou pelo fato de nenhum personagem está completamente independente nesse filme, porque todos estão relacionados entre si, podem ser irmãos, amigos, colegas ou só terem visto um ao outro uma vez na vida quando atravessavam a rua. Basicamente, podemos dizer que um filme ser bem feito faz a diferença!

O recém-eleito primeiro-ministro do Reino Unido, David (Hugh Grant de "Quatro Casamentos e um Funeral"), acaba se apaixonando por uma funcionária do seu gabinete, Natalie (Martine McCutcheon de "Sentença de um Assasinato"). Quando se dá conta de seus sentimentos, ao ver o presidente dos EUA (Billy Bob Thornton de "Gato de Botas") assediando cortejando ela, o  faz com que ela seja transferida para outro emprego. Entretanto, ao  recebe um cartão de Natal da moça percebe que vale a pena correr atrás.

Tá, essa não foi a minha história preferida do filme (Apesar da cena em que ele invade a casa da mãe dela ser bem engraçada), mas ela é bem bonitinha. Pra mim ela é que tem mais estilo de Chick-lit sabe, por ter o homem rico e poderoso que tem medo de sentir, mas ele acaba se apaixonando pela mulher aleatória que ensina para ele o quão o amor é importante. Sinceramente, o relacionamente do David com a irmã dele é mais fofinho (Não pensem em insesto, seus pervertidos!).

O escritor Jamie (Colin Firth de "O Discurso do Rei") numa tentativa de curar as cicatrizes deixadas por sua ex-namorada, que o trocou pelo irmão dele, em seu coração, parte em viagem para o sul da França para acabar de escrever o seu livro. Lá ele conhece a empregada portuguesa, Aurélia (Lúcia Moniz de "Second Life"), por quem acaba  se apaixonando. O único impedimento para esse dois pombinhos é que ela não fala inglês e ele não fala português, ou seja...

Esse sim é aquele momento do filme em que você vai suspirar e pensar: "Putz... Minha vida NUNCA será perfeita assim!". Tenho que admitir que eu não simpatizei de cara com esse casal, mas ao longo do filme eles vão conquistando um lugar no seu coração!


Harry (Alan Rickman da Saga de "Harry Potter". Ps: Me deixem ressaltar o quão estranho é ver o Snape sendo chamado de Harry...), um diretor de uma firma de design,  está flertando com a nova estagiária de sua firma Mia (Heike Makatsch de "Resident Evil"). Ele compra para ela um lindo colar para o Natal, nada de errado com isso, né? Só que quando a ESPOSA de Harry Karen (Emma Thompson de "Nanny McPhee - Uma babá encantada"), encontra o colar na casa dos dois ela naturalmente assume que é um presente para ele. E então, como Harry vai sair dessa? (E, mais importante, como o Snape vai explicar tudo isso para a Lily?)

 A história pode ser clichê e o Harry pode ser um babaca de marca maior, mas sabe por que essa história me ganhou? Porque ela tem a EMMA THOMPSON uma das maiores roteiristas (no feminino) e o ALAN RICKMAN basta, só por ser ele já é foda o suficiente!

Juliet,(Keira Knightley da trilogia dos "Piratas do Caribe") que se casou recentemente com Peter (Chiwetel Ejiofor de "Salt"), ao re-assistir a cerimônia desconfia que o melhor amigo de seu marido, Mark (Andrew Lincoln), pode estar apaixonado por ela. Mas ela logo desencana da ideia, afinal Mark sempre a evitava e agia de maneira desconfortável perto dela. Até que ela percebe que esse gestos eram provas de que ele sempre a amou, mas tinha muito respeito por Peter para demosntrar seus sentimentos. E então, será que com com isso algo ira mudar no coração de Juliet?

Acreditem em mim, por mais que algumas pessoas que eu conheço não tenham gostado do filme eu ainda não conheci um ser humano, homem ou mulher, que consiga resistir a declaração de Mark! É com certeza a parte mais delicada e romântica do filme. Mas para puxar um pouco a sardinha do Peter, a cena do casamente dele e da Juliet também é muito bacana.

Sam (Thomas Sangster de "O Garoto de Liverpool") um jovem tímido tem mais problemas do que uma criança de sua idade deveria ter: Ele mora com o padraso já que ambos os pais estão mortos e está apaixonado pela garota mais popular da escola (Olivia Olson, dubladora original de "Phineas & Ferb") mesmo sem nunca ter falado com ela. Seu padrasto, Daniel (Liam Neeson de "Les Miérables"), o incentiva tanto a perseguir esta paixão que, ao descobrir que a garota está prestes a se mudar para os EUA, leva seu enteado até o aeroporto para que possa se declarar.

Acho que esse é o núcleo que mais fala sobre amor (No sentido de diferentes tipos de amor) porque além detercrianças fofinhas experimentanto, temos duas pessoas praticamente estranhas uma a outra tendo de criar uma sólida relação de pai e filho e também temos o pai que após a morte de sua esposa acha que nunca mais irá amar ninguém, mas como isso é um filme sabemos que isso não é verdade!


Colin Frissell (Kris Marshall de "Morte no Funeral"), um cara tímido que nunca teve sorte no amor, avisa seu amigo Tony (Abdul Salis de "Flyboys") que está indo para os EUA na esperança que seu charme Britânico o ajude a encontrar o verdadeiro amor. E, pouco depois de chegar em Wisconsin, ele conhece Stacey (Ivana Milicevic de "Qual o seu número?"), Jeannie (January Jones de "X-Men: Primeira Classe") e Carol-Anne (Elisha Cuthbert de "Show de Vizinha"), três estadunidenses que de cara se apaixonam por seu sotaque.
 Uma parte muito engraçada, e talvez a mais irônica da filme, parece mais um parte cortada da série de filmes "American Pie" que por algum acaso veio para nesse filme. Ah, mas claro, não tem tanta putaria quanto em "American Pie"! (Spoiler: Só eu acho estranho quando o cara fica com TODAS as meninas que gostavam dele e elas parecem não se importar com isso?)

 John (Martin Freeman de "O Hobbit") e Judy ( Joanna Page de "A filha de Gideon") são um casal de dublês que se encontram pela primeira vez para gravar uma cena de sexo no filme que Tony está produzindo.  Apesar de dentro do set eles estarem perfeitamente confortáveis com aquilo, fora do set tudo muda entre eles. Mas, afinal, é meio estranho ter um desconhecido que ficou tão "íntimo" de você em tão pouco tempo...

Eles são o típico casal: "Produtor: Senhor diretor, temos uns 10 minutos de film extra aqui, você quer fazer o que com eles? / Diretor: Sei lá. Tem alguma atriz muito bonita faltando?/ P: Tem sim, (fulana de tal)/ D: Perfeito! Chama ela aí e vamos fazer uma história na haver só pra encher linguiça./ P: Que tal botar sexo no meio?/ D: Por que não? Sexo vende!"

 Sarah (Laura Linney de "O Exorcismo de Emily Rose"), outra funcionária da empresa de Harry, finalmente tem a chance de sair com Karl (Rodrigo Santoro de "O Golpista do Ano") um colega de trabalho por quem ela é apaixonada há muito tempo, mas teme não ser correspondid, até que um dia toma coragem e chama ele para sair. Entretanto, o irmãozinho em estado terminal de Sarah pode ser um grande obstáculo que esse casal possa não ser capaz de superar...


 Esse é outro núcleo meio filler, mas ao contrário do outro esse é um pouco mais fofinho. Talvez pela grande identificação que todos temos com a Sarah, afinal, quem nunca gostou de alguém, mas nao conseguia fazer algo a respeito porque tinha medo de se machucar?

Billy Mack (Bill Nighy de "Guia do Mochileiro das Galáxias"), uma lenda do Rock decadente, procura retomar a sua carreira como estrela de rock com ajuda de Joe (Gregor Fisher de "Lassie"), lançando um sucesso na época de Natal.

Então, o melhor para o final! Esse, sem sombra de dúvida é o meu núcleo preferido (Não só porque tem uma estrela de Rock, he.), mas porque ele fala sobre algo que muito de nós nunca pensamos. O amor da nossa vida não são necessariamente os parceiros que vamos ter ao longo da nossa vida, mas são aqueles que sempre se mantém ao nosso lado não importa o que a vida faça conosco! Essa pessoa pode ser da sua família, pode ser seu amigo, ou até mesmo o seu parceiro, mas você não precisa ter desejo sexual pelo amor da sua vida, a única coisa que você precisa é ter com essa pessoa um laço de afeto e apoio que nunca poderá ser rompido!

Ah, e também temos nesse filme uma participação mais que especial! O Rowan Atkinson (Por favor quem não souber que ele é o Mr. Bean saia dessa postagem e vá atrás de alguma cultura cinematográfica!) interpreta Rufus que pode ser visto como o vendedor obscecado com embrulhos que quase faz com que Harry seja flagrado por Karen ao comprar o colar de Mia. E também aparece como distração dos funcionários do aeroporto para ajudar Sam a ver Joanna antes que ela embarque.


Por algum motivo os vídeos desse filme no youtube estão dando ataque de piti, então vou ter de deixar eles aqui por meio de link:

Bjuos,

Um comentário:

  1. Eu realmente gostaria de ver esse filme. Toda vez que passa na tv eu perco e nunca me lembro de baixá-lo.
    Snape com a Trelawney, esse é um dos shippers estranhos. HUSASUHUSAUASH
    Gostei. q
    Ótimo post. :*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...