21 dezembro, 2011

Perguntas Random para... Paula Pimenta!


 Oi, Gente!
A nossa entrevistada de hoje é uma autora mega fofa e super talentosa! Alguém se lembra que na minha postagem da Bienal eu contei que eu e as Random encontramos ela? Então, lá nós pedimos para entrevista-la e ela aceitou! Então fiquem com a entrevista, mas antes uma pequena introdução da autora para os leigos:

"Geminiada e sonhadora, apaixonada por cinema, música e seriados. Paula Pimenta é a autora juvenil brasileira  comparada a Rainha Meg Cabot, da qual também é fã.  Se considera uma eterna criança, uma verdadeira Menina da Lua,  adora brigadeiro, gibis da Mônica e cantar. É formada em Publicidade, já trabalhou como professora de música e hoje é escritora em tempo integral!"



Perguntas Random para... Paula Pimenta

1)     Quando você descobriu que queria ser escritora?

Eu sempre gostei de Português no colégio, adorava fazer redações… Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor pela escrita. Mas logo no começo do curso, eu me decepcionei. Descobri que eu não queria relatar os fatos imparcialmente e, sim, colocar emoção nas linhas. Os meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com “Fazendo meu filme” que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.

2)     Sem ser escritora, qual seria sua profissão dos sonhos?

Cantora, atriz, veterinária...

3)     De onde veio a inspiração para o livro ‘Fazendo meu Filme’? E sua nova “Minha vida fora de série”?

Em Fazendo meu filme eu me inspirei em algumas partes da minha própria vida. Mas aos poucos a história foi tomando outro rumo e foi se transformando na vida da Fani. Antes de começar a escrever o “Fazendo meu filme 3”, eu fiquei pensando que eu ficaria muito triste quando terminasse de escrever a série da Fani (que vai terminar no quarto livro). Então, eu tive essa ideia de pegar uma das personagens secundárias e transformá-la em protagonista de uma nova série, pois assim pelo menos eu continuaria a ter contato com os personagens de FMF, não teria que me despedir deles tão depressa...

4)     Como é o processo de escrita? Você escreve só no seu tempo livre ou é escritora em tempo integral?

Tenho que estar sozinha e em um lugar calmo. E geralmente coloco músicas que tenham a ver com a história e a personagem, para que eu possa entrar no “clima” do livro. Atualmente sou escritora em tempo integral, mas isso não significa que eu fico só escrevendo o tempo todo. Tenho muitas viagens de divulgação, dou palestras em escolas, tenho que dar atenção para os leitores respondendo perguntas que eles mandam por e-mail e pelas redes sociais... Mas enquanto estou escrevendo um livro (processo que dura aproximadamente 3 meses), me concentro só nisso.

5)     Como se sente ao terminar de escrever um livro? E como imagina que se sentirá quando acabar a série de “FMF”?

As emoções são meio contraditórias... Ao mesmo tempo em que fico muito feliz pela sensação de “dever cumprido” e por saber que em pouco tempo muita gente lerá a minha história, também fico muito triste, pois durante o período em que escrevo, os personagens se tornam minha companhia constante, e então quando termino o livro é como se eu tivesse que deixá-los ir embora... Eu chorei quando terminei de escrever “Fazendo meu filme 1” e tenho certeza de que isso vai acontecer também em “Fazendo meu filme 4”. Aliás, acho que vou demorar um tempo pra me recuperar, eu ainda não estou preparada pra me despedir da Fani...

6)     Quais foram as dificuldades na hora de publicar?

Certamente a maior foi conseguir uma editora. As editoras têm uma certa resistência quanto a publicar livros de autores iniciantes, pois para elas é bem mais garantido traduzir um livro que já tenha sido sucesso no exterior do que apostar em um escritor que ainda não é garantia de boas vendas. Nas duas primeiras editoras que eu fui, nem quiseram ler o meu livro. O dono de uma delas chegou a me falar inclusive que “adolescentes não leem livros grossos”! Na época não tinha Crepúsculo ainda, mas tive vontade de perguntar se ele nunca tinha ouvido falar de Harry Potter, pois o sexto volume da série tinha acabado de ser lançado e tinha o dobro do tamanho do meu livro! Na terceira, a dona de lá no começo também não ficou muito interessada, mas quando eu contei do que se tratava o livro (uma garota que resolve fazer intercâmbio, mas que se apaixona no meio do processo de ida), ela resolveu que iria ler. Leu, gostou e publicou (ainda que dois anos depois, pois havia um cronograma de publicações que precisava ser respeitado).

7)     Com qual personagem de série/livro/filme você se identifica mais? E qual personagem você trancaria no seu armário para ter só pra você?

Entre os meus personagens, eu me identifico mais com a Fani. Assim como ela eu também sou muito tímida, sonhadora e amo cinema. Mas eu também adoro a Mia, do Diário da Princesa, tenho muito do jeito dela.

Dos meus livros, eu trancaria o Rodrigo, de Minha vida fora de série! Ele é o personagem mais fofo do mundo. E sem ser dos meus eu gostaria de ter só pra mim o Michael Moscovitz, do Diário da Princesa.

8)     Que tipo de música você gosta? Alguma possibilidade de sua próxima série ter citações de música (Kkkkk, desculpa. Tive de fazer essa piada sem graça...)?

Eu gosto de MPB e pop internacional.

Sim, eu já pensei nisso! Pretendo nos próximos livros criar protagonistas apaixonados por música e também livros! Quero fazer livros recheados de citações musicais e literárias!

9)     Qual filme você sempre quis tirar uma citação mais nunca conseguiu?  E qual que você citaria todas as falas do roteiro?

Não estou me lembrando de nenhum filme que eu não tenha conseguido ou que pudesse preencher todos os capítulos, mas como eu passei há pouco tempo pelo processo de escolha de frases para MVFS, lembro perfeitamente de dois seriados que se encaixam nisso! Eu tentei arrumar citações de “Buffy, a caça-vampiros”, mas não encontrei nenhuma que combinasse com algum capítulo. Por outro lado, “My so called life” (Minha vida de cão) tinha tantas citações que cabiam perfeitamente, que eu até sofri para deixar algumas de fora! Eu poderia escrever um livro inteiro só com as citações dessa série!

10)   Aproveitando o assunto, onde você encontra essas citações?

Nossa, isso dá mais trabalho do que vocês imaginam! É a parte mais trabalhosa dos livros! Eu tenho que pesquisar muito e rever várias cenas de filmes e seriados, até encontrar alguma que combine com cada capítulo. O problema é que tem capítulos em que eu encontro várias (e aí eu só falto morrer pra decidir qual vai entrar!) e tem também outros em que eu não encontro nenhuma...

11)  Quais obras ou autores mais te influenciam?

A Meg Cabot é minha autora preferida. Ela é a minha maior influência, adoro tudo que ela escreve.  A Martha Medeiros é outra autora que me influenciou demais. Como ela, eu comecei escrevendo poesias, depois passei pra crônicas e só então me arrisquei a escrever um romance. Mas agora que percebi que esse é o gênero que mais gosto de escrever, não quero mais parar!

12)  Quantos livros você tem na sua casa? Você sofre de culpa de consumidora?

Nossa, eu nunca contei, mas o meu Skoob diz que eu já li 233 livros. Contando os que eu tenho aqui e que não li ainda, que devem ser mais uns 30, podemos dizer que eu tenho uns 260 livros. Mas na minha casa tem muito mais, pois tem os livros do resto da família também.

Eu não sinto a menor culpa em gastar com livros. Acho que esse é um consumismo muito saudável.

13)  Você sabe cozinhar ou é daquelas que sobrevivem a base de pizza, miojo ou qualquer comida que entregue em casa?

Eu cozinho pouco. Gosto de preparar doces (brigadeiro, palha italiana, cocada, pavê sonho de valsa...) e sei fazer fondues! Mas eu adoro fast-food! Viveria feliz comendo pizza e McDonald’s!

14)   Pode adiantar algumas coisa sobre o livro final de “FMF” ou da ‘segunda temporada’ de “MVFS”?

Em "Fazendo meu filme 4", a Fani terá que amadurecer ainda mais. Agora veremos como vai ser a vida dela em Los Angeles (Hollywood) e se as decisões que ela tomou foram as corretas... E prometo que o Leo também aparecerá bastante! Esse livro terá um formato diferente dos outros. Não posso explicar muito, senão perde a graça. Mas eu sei que vocês vão gostar!

A série “Minha vida fora de série” não vai ser tão linear quanto “Fazendo meu filme”. Na 2ª. temporada a Priscila já terá 16 anos.

15)  De que maneiras você divulgou o seu livro depois de publicado?

Pela internet (em comunidades do Orkut e em blogs literários) e também doei alguns exemplares para bibliotecas de escolas, entreguei para alguns professores... No começo foi só isso.

16)  Respondendo aquela pergunta clichê básica: Afinal, os jovens de hoje em dia estão lendo mais ou menos?

Estão lendo mais porque mais livros têm sido escritos especialmente para esse público.

17)   Qual foi a coisa mais Random que aconteceu na sua vida?

Sei lá, acho que foi responder essa entrevista! =)


Acessem as resenhas dos livros dessa escritora maravilhosa nos links abaixo:

Fazendo Meu Filme - A estréia de Fani
Fazendo Meu Filme 2 - Fani na Terra da Rainha
Fazendo Meu Filme 3 - O Roteiro Inesperado de Fani
Minha Vida fora de Série


Então, já sabem, né? Se ainda tiver faltando comprar algum presente de natal para alguma adolescente, fica a dica!
Bjuos,

2 comentários:

  1. Boa noite,

    Gostei muito da entrevista e gostaria muito de ler os livros da autora...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que Tal No Livro '' Minha Vida Fora De Serie 3'' Aparecer o rosto da Pri e do Rô Não Aguento Mais Imaginar Eles !!!
    ALGUÉM AI CONCORDA ???

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...