Mostrando postagens com marcador Desafio Literário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Desafio Literário. Mostrar todas as postagens

31 março, 2012

Resenha: "Os Quatro Grandes" de Agatha Christie

Título Original: The Big Four (É sério, o nome é esse mesmo. Acho que esse foi um dos casos que o título brasileiro, traduzido, ficou com uma pronúncia melhor do que em inglês....)
ISBN: 9788525418944
Ano: 2009
Número de páginas: 208
Editora: L&M Pocket
Sinopse:“Poirot está se preparando para sua primeira travessia transatlântica. O destino? A América Latina, mais precisamente o Rio. Mas pouco antes de embarcar, um homem invade a casa do investigador. O intruso se comporta como um louco, chamando por Poirot, rabiscando febrilmente o número 4 e balbuciando palavras desconexas. Até que, como num transe, começa a falar sobre os Quatro Grandes. Mas quem são eles? Uma organização clandestina? Hercule Poirot se vê em meio a uma intriga internacional, que envolve armas secretas, sequestros, laboratórios subterrâneos e fugas de tirar o fôlego.

Sim.  Mais um livro de Hercule Poirot.

Esse cara é um saco, eu sei, convencido e quase onisciente, mas os livros continuam sendo legais.  O bom é que o livro é contado do ponto de vista do Hastings, que faz um contraponto bom com o chatonildo sabe-tudo do Poirot.  Como Poirot gosta de se referir a Hatings, “Um amigo leal.”  Adoro ele! 

Admito que, apesar de fugir um pouco dos livros estrelados pelo brilhante Poirot, quero ler todos os quais Hastings aparece!  Acho um ótimo personagem.

Já a linha do livro é um pouco diferente dos outros “tradicionais” da nossa querida Agatha. 

Por quê?  Bem, com certeza não é pela menor quantidade de mortes, pois muuuuuuitas pessoas morrem nesse livro; também não tem a ver com uma menor genialidade de cada um desses episódios fatais, uma vez que Christie não nos desaponta em sua perfeição criminal; mas sim em relação ao clima de suspense do livro. 

Diferentemente de alguns outros que já li de sua autoria, a vibe do livro é mais de filme de suspense policial – com grandes sequestros, situações de vida ou morte com os personagens principais, ameaças e um leitor/telespectador sofrendo agoniado na frente do livro/TV – do que uma história repleta de uma crescente investigação mais o acúmulo de históricos e detalhes. 

Dessa forma, a narrativa torna-se mais dinâmica e veloz, repleta de cenas de ação e perigo.

Já os grandes vilões dessa história são retratados através dos diversos crimes e comandos de uma poderosa gangue: “Os Quatro Grandes”.  O grupo é formado por 4 perigosos e espertos integrantes, cada um com a sua “qualidade especial”, inteligência, riqueza, habilidade de disfarce e execução, e vastos conhecimentos científicos; o problema, na verdade, é quem assume cada uma dessas identidades e, se identificados, como desmascarar pessoas com tanto poder nas mãos?  Talvez, seja esse o mais difícil caso de Hercule Poirot.

Assim, depois da visita inesperada de um “louco” fugitivo, Poirot passa a seguir e investigar obsessivamente todos os crimes com os quais crê que os 4Grandes estejam relacionados.  No entanto, o célebre detetive não está lidando com um simples criminoso, mas com toda uma máfia de influência mundial!  Será que dessa vez ele consegue?

Apesar, de não ter sido meu livro preferido da Agatha Christie, também não foi o que eu menos gostei e tem um estilo diferente do normal dela como escritora, logo, eu indico.  Vale a pena a leitura e nem é muito grande haha

E essa foi a resenha do mês como tema “serial killer” pro Desafio Literário. Espero que tenham gostado!

Bjksss,
Pimpa ;)

29 fevereiro, 2012

Resenha: "Peter Pan" de J.M. Barrie


Editora: Salamandra
ISBN: 8516052567
Ano: 2004 (Brasil - Pela Salamandra) e   ( Original)
Título Original: Peter Pan
Páginas: 256
Tradutora: Ana Maria Machado
Sinopse: Estranhas folhas de árvore no chão do quarto das crianças, um menino, vestido de folhas e de limo, que aparece subitamente... Bem que a intuição da senhora Darling lhe dizia que algo estava para acontecer. Logo, seus filhos estariam envolvidos numa incrível viagem à Terra do Nunca, onde os adultos não entram e de onde muitas crianças não voltam jamais! Nenhum pirata será tão cruel, nenhuma sereia tão sedutora, nenhuma aventura tão emocionante como aqui, onde tudo tudo começou! O maior clássico de todos os tempos, em versão integral, traduzida por Ana Maria Machado.

EU AMO Peter Pan!!! Apesar de nunca ter sido meu conto de fadas preferido ele sempre esteve no meu Top 5. 
Acho que porque eu sempre tive um quê de Peter porque fui uma dessas pessoas que esticou a infância o máximo que pode, afinal, s;o se é criança uma vez. Mas isso não era a única coisa que eu gostava na história, um eu semprei amei a Wendy! Apesar de ela ser o tipo de personagem que eu normalmente odiaria eu amava ela! (E, principalmente, eu amava ela com o Peter, he.) Adoro cada um dos meninos perdidos. E a Nana, quem não queria ter uma babá cachorra como eles? Duvido que exista um capitão mais sarcástico e atrapalhado como o Gancho! Adoro a Sininho, mesmo achando ela meio inconveniente... E, acima de todos, eu amo o Miguel! Tá, eu sei que ele é irrelevante para história, mas ele é tããããããããão fofinhooooooooooo!!!!!
E eu gosto do Peter, mas, sei lá... Aqui embaixo eu explico melhor o motivo.
Bem, o probelma desse livro é o final... Dá um aperto no coração mesmo quando você já sabe o final. Porque aí começa toda a filosofia de todos temos que crescer, mas ela é tão sutil que só depois de crescida eu fui entender. 
 (Spoiler: Qual foi dessa aminésia mágica do Peter?)

(Decidi falar do filme de 2003 ao invés da versão da Disney porque talvez eu e as meninas estejamos planejano algo muito especial com os filmes da Disney por enquanto... Esperem e verão!)
Direção: P.J. Hogan
Ano: 2003
Gênero:Aventura, Família, Fantasia, Infantil
Duração: 113 minutos
Elenco:Jeremy Sumpter (Soul Surfer), Rachel Hurd-Wood (Amanhã - Quando a Guerra começou), Jason Isaacs (Saga Harry Potter), Lynn Redgrave (Os Delírios de Consumo de Becky Bloom) e Ludivine Sagnier (Paris, Te amo)
 
Não sou do tipo que diz isso, mas aqui temos o casa de uma adaptação que eu gostei muito mais do que do livro original que li. Adaptação super fiel, efeitos especiais na medida, atuações inspiradas inclusive do capitão gancho vivido por Jason Isaacs (O Lucius Malfoy do Harry Potter). Definitivamente uma aventura épica para todas as idades.
E o filme consegue captar e transmitir a menssagem de Peter Pan perfeitamente:
Contando com um cenário extremamente nostálgico, Peter Pan nos permite o retorno à infância e nos faz pensar: será que é mesmo preciso crescer? Depois de poucos minutos assistindo, tudo o que eu queria era ser criança pra sempre. Contudo, ao final do filme, o recado é outro. Oras, precisamos crescer sim! Até para poder entender o valor de ser criança. Por fim, envelhecer não implica necessariamente em ter que deixar a bela infância.
 Mas ainda assim existem outros dois motivos para o meu amor por esse filme:
1- O romance entre o Peter e a Wendy.
2- E esse Peter! My Fucking God!
Ainda não conheci uma garota que pelo menos não admita que esse garoto é ridiculamente gato (E a maioria, assim como eu, era apaixonada por ele!). E além dessa aparência de mini-Adônis ele também tem uma personalidade muito mais idealizado do que o garotinho carente por atenção que ele é no livro. Por isso sou 1000x mais ele!
E esse romance entre o Peter e a Wendy sempre foi uma das minha fantasias infantis (Sou romântica, fazer o quê?) e nunca me decidia se queria que o Peter crescesse ou se a Wendy deveria ser criança pra sempre com ele... Não sei, mas para mim não importa nem o que o autor diga, eles ficaram juntos de alguma forma!
 
Wendy: Você não vai se esquecer de mim, vai?
Peter: Eu? Esquecer? Nunca.
 
Outra coisa legal no filme é seu humor. E, é claro, aquele momento mágico em que TODOS (Não olhe para o lado, eu sei que você já vez isso) em que batemos palmas com o Peter gritando: "Eu acredito em Fadas!!!!"
Não achei o trailer desse filme em boa qualidade, então vou botar aqui um video muito fofinho com cenas do filme, mas cuidado. Pode conter SPOILER


Bjuos,

Ps: Eu nunca fui fã dos Jonas Brother, mas minha irmã sim. Implicava com ele até cansar, mas no dia que ouvi essa música fui obrigada a para com isso, porque descobri que eles me entedem: "Peter Pan and Wendy would be alright"

23 fevereiro, 2012

Resenha: "Mariana" do Pedro Bandeira

Editora: Ática
ISBN: 8508057474
Ano: 2000
Páginas: 88
Sinopse: "Mariana sofre por ser ainda menina, enquanto suas amigas já são mocinhas e até namoram. Ajudada pelo amigo Jorginho, inventa histórias sobre um namorado que está no exterior, para ninguém perceber que ela é diferente."

Tecnicamente, esse livro foi uma releitura, porque já havia lido ele em alguma roda da leitura da vida nos meus tempos de quinta ou sexta série (Atualmente são sexto ano e sétimo ano, respctivamente), mas quando precisei ler um livro para o Desafio Literário, esse livro me veio a mente.
 Mariana é uma menina que se sente na obrigação de provar a todos os seus amigos que não é mais criança e que sabe lidar sem medos ou incertezas com a fase da adolescência.
Sua melhor amiga arruma um namorado, e para não ficar para trás, Mariana inventa um para ela também, se gabando para todos que seu "Fernando" é um homem e tanto.
A coisa complica quando suas amigas insistem que ela o apresente a elas, já havia criado diversas desculpas antes para não fazer isso e agora não tem como fugir.
O único que realmente a conhece e com quem ela consegue ser verdadeira é seu melhor amigo Jorginho, que mais tarde acaba se revelando muito mais do que isso.
Mesmo quando era pequena eu achava a Mariana infintamente boba. Essa coisa de fazer qualquer coisa para se aceita pelos amigos e etc. Até porque se você precisa inventar um namorado imaginário para que alguém queira ser seu amigo, é um sinal de que aquela pessoal muito provavelmente não é sua amiga... O que era estranho considerando que todas as meninas da minha turma a adoraram, mas fazer o quê? Pelo jeito sempre fui uma menina madura demais para os meus 12 anos...
O que mais me espantou nesse livro é que ele foi escrito pelo Pedro Bandeira. Porque lendo toda a coleção dos "Karas" é de se espantar como o autor consegue abordar de dois cotidianos tão diferentes assim! Mas a versatilidade é uma das maiores qualidades de um escritor, não é?
Eu gosto da história, apesar da Mariana me irritar muito. Mentira, eu gosto do Jorginho porque ele é um fofo em todos os níveis de fofura que podem existir. A leitura é leve e como o livro tem poucas páginas, é possível devorá-lo em questão de horas.

Bjuos,

28 janeiro, 2012

Desafio Literário de 2012: Janeiro #1 - "Comer, Rezar e Amar" de Elizabeth Gilbert

Editora: Objetiva
ISBN: 9788573028928

Título Original: "Eat, Pray and Love"
Ano: 2008 (Brasil) e 2006 (EUA)
Páginas: 342

Sinopse: "Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert said a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali."

Tudo começa quando Elizabeth vai para Bali fazer um reportagem sobre Yoga e um Xamã lê sua mão e conta a ela o que o destino está guardando para ela. Depois disso, ela começa a refletir sobre tudo que conseguiu na sua vida até agora, uma carreira bem-sucessida, bons amigos e um casamento por um fio, cujo o divórcio acaba se tornando a pior experiência da vida de Liz.  E, então, para se reerguer, ela decider seguir o conselho do Xamã e embarcar numa viagem para em busca da própria felicidade.

 Ítalia
Primeiro, Liz decidi ir para Ítalia, pois é fascinada pelo idioma e quer aprender a dominá-lo. Lá, ela aprenderá os pequenos prazeres do dia-a-dia como uma boa refeição ou um pequeno momento de alegria junto com os amigos. Aprende ainda a arte de não se preocupar e de não ser obrigada a ter sempre que fazer algo especifico, ou seja, viver o momento. Ainda consegue lidar com sua solidão e tristezas para que essas não controlem mais usa vida. O que mais gostei na parte da Ítalia são as descrições incríveis que fazem você se sentir passeando por Roma junto dela e de Giulio. Ele é aquele típico amigo boa-praça que sempre envolve Liz em situações hilárias, como a primeira vez que Liz assiste a um jogo de futebol na Ítalia.

Índia
Na Índia, terá que domar a própria mente (Além de aquietar seus demônios), abdicando do conforto físico para alcançar o conforto espiritual meditando e seguindo os mantras de uma guru hinduísta internacionalmente conhecida. Aqui ela aprende que não faz sentido continuar a se punir, pelas decisões difíceis que tomou para ir em busca da própria realização pessoal.
Esta é a parte mais chata do livro... Porque, tudo bem, fala sobre a jornada da Elizabeth atrás de Deus e da aceitação de quem ela realmente é, mas para que ela consiga fazer isso ela tem de meditar, ela tem de meditar MUITO!! E, enquanto tem alguns capítulos interessantes, principalmente aqueles que aparecem Richard do Texas e Tulsi, mas o ritmo dessa parte é devagar quase parando.  

Indonésia
De volta a Bali, onde conheceu pela primeira vez o Xamã que leu sua mão naquele dia. Agora, sua missão é achar o equilíbrio entre tudo que já aprendeu até agora. E, pela primeira vez, Liz não tem nenhum plano na vida (Literalmente, ela desembarca do aeroporto sem saber para onde ir). E é aqui também onde ela encontra de forma mais imprevisível o amor. O Felipe é muuuito fofo! Apesar de ser um pouco meloso demais para o meu gosto, é inegavelmente fofo! E ele é brasileiro... É estranho, mas sinto tanto orgulho quando vejo brasileiros em obras gringas assim. Mas minhas personagens preferidas em Bali ela são Wayan e Tutti, respectivamente mãe e filha. Wayan é uma curandeira divorciada, algo muito incomum na sociedade em que vive, e que gastou até seu último centavo para pagar o advogado que a ajudou a manter a guarda da filha. Como consequência, elas mal tem o que comer e tem de se mudar frequentemente por não conseguirem pagar o aluguel. Então, depois de ter sido ajudada por várias pessoas a achar que ela era, chega a vez de Liz ajudar ao próximo...

Admito que antes de ler tinha carinhosamente apelidade esse livro de "Livro da menopausa" e isto é algo que hoje, depois de lê-lo, me arrempendo muito. As experiências de Liz não são só para mulheres casadas ou divórciadas de 30 anos para cima. Elas são para todas as pessoas. Esse é o tipo de livro que te faz refletir sobre o que você tem feito na vida. Será que teria a mesma coragem de Liz? Será algum dia terei viajarei para esse lugares? Será que algum dia entrarei em paz comigo mesma?
Mas, infelizmente, como Liz nos mostra nos livro, essas são perguntas que só nós mesmo podemos obter a resposta...

Diretor: Ryan Murphy
Ano: 2010
Gênero: Romance,
Duração: 133 minutos
Elenco: Julia Roberts (Uma Linda Mulher), Javier Bardem (Vicky Cristina Barcelona), James Franco (127 Horas), Viola Davis (Encontro Explosivo), Richard Jenkins (Querido John) e Mike O'Malley (Glee)

Posso dizer que o filme se manteve aceitavelmente fiel ao livro, considerando que, adaptar um livro de 342 páginas que narra a virada na vida de uma muler durante um ano inteiro para que caiba em pouco mais de duas horas, é uma tarefa difícil.
Os "grandes eventos" se manteram bem fieis, mas já os amigos que Liz vai conquistando durante sua viagem são os mais afetados. Por exemplo, a personagem de Viola Davis é um mistura de várias pessoas e os gêmeos italianos se tornam um só e por aí vai...
O filme vale ser visto para a apreciação dos incrivéis cenários em que se passa a história (EUA, Ítalia, Índia e Indonésia) que combinados com a incríve fotográfia são de tirar o folêgo.
E, é claro, não posso esquecer de mencionar a Julia Roberts como a protagonista. Se pegar uma foto da Elizabeth Gilbert e olhar para Julia, vai perceber que ela não tem absolutamente NADA em comum, mas e daí? Alguém tem em mente uma atriz melhor que a Julia para desempenhar o papel de mulher de 30-40 atrás do seu lugar no universo? (Outra coisa, a Liz no livro tem uns 35 anos, mas a Julia faz parece que a personagem tem uns 40, mas nada que incomode muito o público.)
 Nesse filme, assim como no livro, não há muita ação, nem grandes momentos românticos ou cenas impagáveis de comédia. O ritmo lento do filme o torna meio cansativo, mas mesmo assim adorei.



Bjuos,

26 dezembro, 2011

Desafio Literário 2012 Start Read



Oi, people!

Assim como a Fê, decidi participar de um Desafio Literário em 2012! Normalmente, eu não sou muito chegada à esses desafios, e nem estava pensando em participar de um. Quer dizer, você meio que é obrigado a ler certo tipo de livro, o que me faz lembrar daquelas listas que a escola fazia no Fundamental II, pois por mais que dissessem que você podia "escolher" o livro, a lista de opções já estava feita, e eu me sentia presa à ela, sentindo como se estivesse lendo aquele livro por obrigação do mesmo jeito.

Mas, fuçando alguns blogs literários aqui e ali, acabei descobrindo esse desafio do blog Start Read, que mais se parece com uma gincana divertida envolvendo livros, indo desde tentar diminuir sua pilha de livros, tirar uma foto criativa com sua coleção de marcadores até dar um livro de presente à uma criança e tentar ficar um mês inteiro sem comprar livro nenhum!

Para saber todos os desafios dos meses, visite o link: http://www.startread.com.br/2011/11/desafio-literario-2012.html

Achei a ideia muito criativa, e esse tipo de desafio mais dinâmico acho que faz mais a minha cara. Enfim, vamos ver no que vai dar!

Primeiro passo: fazer uma postagem sobre o Desafio Literário e ganhar 100 pontos - check!

Torçam por mim! Ou participem também ;)

Bjos,
Carol

06 dezembro, 2011

Desafio Literário de 2012!

Oi, Gente!
Como você podem perceber eu inscrevi o blog no "Desafio Literátio de 2012" legal, né? Eu estava louca para participar da edição de 2011 só que eu perdi o prazo de inscrição. Então, desde aquele dia eu prometi a mim mesma que iria participar na edição de 2012! E agora eu estou participando. Yay!
Muitas pessoas dizem que eu sou maluca de fazer isso porque ano que vem é Terceiro ano, vou estudar não vou ter vida e blábláblá.... Gente, mesmo estudando que nem uma condenada, se eu ler menos que dois livros por mês (Minha meta) eu fico LOUCA (Que nem a Sid, só as Random vão entender essa...).
Querem ver as minhas metas de leitura para o ano que vem? Dá uma olhada:

Janeiro 2012 _ Literatura Gastronômica

Fevereiro 2012_ Nome Próprio (de pessoas)
Peter Pan, de J.M. Barrie

Março 2012_ Killer
Assasinatos na Academia Brasileira de letras, de Jô Soares
Um corpo na biblioteca, Agatha Christie

Abril 2012_ Escritor(a) oriental
Um grito de amor do centro do mundo, de Kyoichi Katayama (Japão)
Minha querida Spuutnik, de Haruki Murakami (Japão)


Maio 2012_ Fatos Históricos
Forrest Gump, de Winstom Groom (Guerra do Vietnã)
O Diário de Anne Frank, de Anne Frank (Segunda Guerra Mundial)

Junho 2012_ Viagem no Tempo
A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger
TBA

Julho 2012_ Prêmio Jabuti
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
TBA

Agosto 2012_ Terror
Algum livro do Stephan King (Ainda vou decidir isso com a Pimpa)
TBA

Setembro 2012_ Mitologia universal
O Filho de Netuno, de Rick Riordan
A Odisséia, de Homero

Outubro 2012_Graphic Novel
Magneto - Testamento, de Greg Pak, Carmine Di Giandomenico e Matt Hollingsworth
Scott Pilgrim contra o mundo (Volume 3), de Bryan Lee O'Malley

Novembro 2012_ Escritor Africano
Conversas que tive comigo, de Nelson Mandela (África do Sul)
Cotoco, de John Van de Ruit (África do Sul)

Dezembro 2012 _ Poesia
Antologia Poética de Vinicius de Moraes
TBA

(Ah, só caso não tenha ficado claro ainda, o blog não está fechado só para as postagens de natal (No começo pensamos em fazer alguma coisa assim, mas aí pensamos: "Estamos de férias!"). Então, além das fofas postagens de Natal também vamos ter as mesmas postagens Random de sempre! :D)

Voltando ao post. Sugestões para os TBA são muitos bem vindas, mas peço para quem for me recomendar um livro de terror passe um bem leve, porque eu tenho um imaginação fértil, um sono muito leve e medo pra dar e vender!
Se alguém quiser participar os prazos de inscrição vão até o dia 15/12. Corre lá no site que ainda da tempo!

Bjuos,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...