28 janeiro, 2012

Desafio Literário de 2012: Janeiro #1 - "Comer, Rezar e Amar" de Elizabeth Gilbert

Editora: Objetiva
ISBN: 9788573028928

Título Original: "Eat, Pray and Love"
Ano: 2008 (Brasil) e 2006 (EUA)
Páginas: 342

Sinopse: "Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert said a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali."

Tudo começa quando Elizabeth vai para Bali fazer um reportagem sobre Yoga e um Xamã lê sua mão e conta a ela o que o destino está guardando para ela. Depois disso, ela começa a refletir sobre tudo que conseguiu na sua vida até agora, uma carreira bem-sucessida, bons amigos e um casamento por um fio, cujo o divórcio acaba se tornando a pior experiência da vida de Liz.  E, então, para se reerguer, ela decider seguir o conselho do Xamã e embarcar numa viagem para em busca da própria felicidade.

 Ítalia
Primeiro, Liz decidi ir para Ítalia, pois é fascinada pelo idioma e quer aprender a dominá-lo. Lá, ela aprenderá os pequenos prazeres do dia-a-dia como uma boa refeição ou um pequeno momento de alegria junto com os amigos. Aprende ainda a arte de não se preocupar e de não ser obrigada a ter sempre que fazer algo especifico, ou seja, viver o momento. Ainda consegue lidar com sua solidão e tristezas para que essas não controlem mais usa vida. O que mais gostei na parte da Ítalia são as descrições incríveis que fazem você se sentir passeando por Roma junto dela e de Giulio. Ele é aquele típico amigo boa-praça que sempre envolve Liz em situações hilárias, como a primeira vez que Liz assiste a um jogo de futebol na Ítalia.

Índia
Na Índia, terá que domar a própria mente (Além de aquietar seus demônios), abdicando do conforto físico para alcançar o conforto espiritual meditando e seguindo os mantras de uma guru hinduísta internacionalmente conhecida. Aqui ela aprende que não faz sentido continuar a se punir, pelas decisões difíceis que tomou para ir em busca da própria realização pessoal.
Esta é a parte mais chata do livro... Porque, tudo bem, fala sobre a jornada da Elizabeth atrás de Deus e da aceitação de quem ela realmente é, mas para que ela consiga fazer isso ela tem de meditar, ela tem de meditar MUITO!! E, enquanto tem alguns capítulos interessantes, principalmente aqueles que aparecem Richard do Texas e Tulsi, mas o ritmo dessa parte é devagar quase parando.  

Indonésia
De volta a Bali, onde conheceu pela primeira vez o Xamã que leu sua mão naquele dia. Agora, sua missão é achar o equilíbrio entre tudo que já aprendeu até agora. E, pela primeira vez, Liz não tem nenhum plano na vida (Literalmente, ela desembarca do aeroporto sem saber para onde ir). E é aqui também onde ela encontra de forma mais imprevisível o amor. O Felipe é muuuito fofo! Apesar de ser um pouco meloso demais para o meu gosto, é inegavelmente fofo! E ele é brasileiro... É estranho, mas sinto tanto orgulho quando vejo brasileiros em obras gringas assim. Mas minhas personagens preferidas em Bali ela são Wayan e Tutti, respectivamente mãe e filha. Wayan é uma curandeira divorciada, algo muito incomum na sociedade em que vive, e que gastou até seu último centavo para pagar o advogado que a ajudou a manter a guarda da filha. Como consequência, elas mal tem o que comer e tem de se mudar frequentemente por não conseguirem pagar o aluguel. Então, depois de ter sido ajudada por várias pessoas a achar que ela era, chega a vez de Liz ajudar ao próximo...

Admito que antes de ler tinha carinhosamente apelidade esse livro de "Livro da menopausa" e isto é algo que hoje, depois de lê-lo, me arrempendo muito. As experiências de Liz não são só para mulheres casadas ou divórciadas de 30 anos para cima. Elas são para todas as pessoas. Esse é o tipo de livro que te faz refletir sobre o que você tem feito na vida. Será que teria a mesma coragem de Liz? Será algum dia terei viajarei para esse lugares? Será que algum dia entrarei em paz comigo mesma?
Mas, infelizmente, como Liz nos mostra nos livro, essas são perguntas que só nós mesmo podemos obter a resposta...

Diretor: Ryan Murphy
Ano: 2010
Gênero: Romance,
Duração: 133 minutos
Elenco: Julia Roberts (Uma Linda Mulher), Javier Bardem (Vicky Cristina Barcelona), James Franco (127 Horas), Viola Davis (Encontro Explosivo), Richard Jenkins (Querido John) e Mike O'Malley (Glee)

Posso dizer que o filme se manteve aceitavelmente fiel ao livro, considerando que, adaptar um livro de 342 páginas que narra a virada na vida de uma muler durante um ano inteiro para que caiba em pouco mais de duas horas, é uma tarefa difícil.
Os "grandes eventos" se manteram bem fieis, mas já os amigos que Liz vai conquistando durante sua viagem são os mais afetados. Por exemplo, a personagem de Viola Davis é um mistura de várias pessoas e os gêmeos italianos se tornam um só e por aí vai...
O filme vale ser visto para a apreciação dos incrivéis cenários em que se passa a história (EUA, Ítalia, Índia e Indonésia) que combinados com a incríve fotográfia são de tirar o folêgo.
E, é claro, não posso esquecer de mencionar a Julia Roberts como a protagonista. Se pegar uma foto da Elizabeth Gilbert e olhar para Julia, vai perceber que ela não tem absolutamente NADA em comum, mas e daí? Alguém tem em mente uma atriz melhor que a Julia para desempenhar o papel de mulher de 30-40 atrás do seu lugar no universo? (Outra coisa, a Liz no livro tem uns 35 anos, mas a Julia faz parece que a personagem tem uns 40, mas nada que incomode muito o público.)
 Nesse filme, assim como no livro, não há muita ação, nem grandes momentos românticos ou cenas impagáveis de comédia. O ritmo lento do filme o torna meio cansativo, mas mesmo assim adorei.



Bjuos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...