29 janeiro, 2012

Desafio Literário de 2012: Janeiro #2 - "Porque as Chinesas não contam Calorias" de Lorraine Clissold

Editora: Fontanar
ISBN: 9788573029253
Título Original: Why the chinese don't count calories
Ano: 2008 (Brasil) e 2008 (EUA)
Páginas: 264
Sinopse: "Recheado de histórias fascinantes sobre uma cultura milenar, e de receitas simples de dar água na boca, Por que as Chinesas não Contam Calorias traz tudo o que é preciso para mudar para sempre a relação com a comida. Aqueles que acham que a dieta chinesa se resume a rolinho primavera, frango xadrez e porco agridoce, ao lerem o livro terão uma deliciosa e saudável"

"Depois acabou percebendo que na China a expressão Ni Chi Fan Le Ma ("Já Comeu?") é apenas uma forma de cumprimentar as pessoas.
Essa frase simples, com seu misto de preocupação e interesse, diz tudo. Comer é importante na China; a comida não é um motivo de preocupação, mas sim uma fonte de grande prazer. "- Capítulo 1

Antes de ler esse livro, eu era a primeira pessoa a zoar a culinária chinesa dizendo que lá tudo que eles comem é espetinho de barata, carne de cachorro e etc. Ou quando pensava em comida chinesa seriamente, o número do China in Box me vinha a mente.
Mas esse livro fala de alimentação chinesa legítima e não o que você encontra em um desses “McDonald’s” de Frango Xadrez (prato que não existe na China). Fala sobre a culinária que tem tradição milenar e busca o equilibrio (Como tudo na China busca). Sobre as culinária que transforma alimentos a primeira vista nojentos como pé-de-porco em deliciosas refeições. Porque para os chineses uma refeição não é só uma refeição, por trás dela existe toda uma filosofiaque é explicada no livro.
O livro conta a história autobiográfica de Lorrainde Clissold, uma mulher que morou 10 anos na China com seu marido e quatro filhos. Neste período, além de aprender o Mandarim, aprendeu tudo que podia sobra a culinária chinesa e acabou exercendo trabalhos como crítica gastronômica e fundou uma escola de Culinária Chinesa nas hutongs da Pequim Velha.
Apesar do livro ser escrito com uma linguagem predominantemente simples, é bom que o leitor tenha algum conhecimento sobre culinária ou sobre medicina (Porque uma das coisas que a autora mais ressalta no livro é com o modo de comer dos chineses está vitalmente ligado à sua saúde.)
 Esse livro não tenta vender um dieta perfeita, muito menos quer ter dizer o que comer daqui pra frente, ele trata muito mais sobre COMO você deve comer. Pro exemplo, segundo os dados apresentados no livro, os chinese ingerem uma quantidade maior de calorias que os estadunidenses, mas mesmo assim os chineses são mais magros. Por quê? A autora explica que é por causa que os chineses ingerem mais calorias "saudáveis"(Vegetais, proteínas...) enquanto os estadunidenses ingerem calorias "vazias"(Frituras, açúcar...)
Lendo esse livro você fica diante de uma explanação detalhada da gastronomia chinesa e mais ainda, da cultura alimentar da China desde tempos imemoriais. Por isso, a leitura tem de ser "digerida" lida aos poucos para que você consiga entender tudo que a autora explica e, quem sabe, mudar um pouquinho seus hábito alimentares?

O livro também possui várias receitas deliciosas e fáceis de se fazer da culinária chinesa, além de gráficos interessantissímos que comparam os hábitos alimentares ocidentais e orientais e ilustrações para ajudar a entender essa cultura tão diferente da nossa.

Bjuos,

Um comentário:

  1. Hm.. interessante.. não quer fazer nenhuma delas e chamar a gente pra provar não? hehe :D

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...