23 fevereiro, 2012

Resenha: "Mariana" do Pedro Bandeira

Editora: Ática
ISBN: 8508057474
Ano: 2000
Páginas: 88
Sinopse: "Mariana sofre por ser ainda menina, enquanto suas amigas já são mocinhas e até namoram. Ajudada pelo amigo Jorginho, inventa histórias sobre um namorado que está no exterior, para ninguém perceber que ela é diferente."

Tecnicamente, esse livro foi uma releitura, porque já havia lido ele em alguma roda da leitura da vida nos meus tempos de quinta ou sexta série (Atualmente são sexto ano e sétimo ano, respctivamente), mas quando precisei ler um livro para o Desafio Literário, esse livro me veio a mente.
 Mariana é uma menina que se sente na obrigação de provar a todos os seus amigos que não é mais criança e que sabe lidar sem medos ou incertezas com a fase da adolescência.
Sua melhor amiga arruma um namorado, e para não ficar para trás, Mariana inventa um para ela também, se gabando para todos que seu "Fernando" é um homem e tanto.
A coisa complica quando suas amigas insistem que ela o apresente a elas, já havia criado diversas desculpas antes para não fazer isso e agora não tem como fugir.
O único que realmente a conhece e com quem ela consegue ser verdadeira é seu melhor amigo Jorginho, que mais tarde acaba se revelando muito mais do que isso.
Mesmo quando era pequena eu achava a Mariana infintamente boba. Essa coisa de fazer qualquer coisa para se aceita pelos amigos e etc. Até porque se você precisa inventar um namorado imaginário para que alguém queira ser seu amigo, é um sinal de que aquela pessoal muito provavelmente não é sua amiga... O que era estranho considerando que todas as meninas da minha turma a adoraram, mas fazer o quê? Pelo jeito sempre fui uma menina madura demais para os meus 12 anos...
O que mais me espantou nesse livro é que ele foi escrito pelo Pedro Bandeira. Porque lendo toda a coleção dos "Karas" é de se espantar como o autor consegue abordar de dois cotidianos tão diferentes assim! Mas a versatilidade é uma das maiores qualidades de um escritor, não é?
Eu gosto da história, apesar da Mariana me irritar muito. Mentira, eu gosto do Jorginho porque ele é um fofo em todos os níveis de fofura que podem existir. A leitura é leve e como o livro tem poucas páginas, é possível devorá-lo em questão de horas.

Bjuos,

10 comentários:

  1. amo esse livro, estou fazendo um trabalho sobre ele, mas não estou conseguindo achar o personagem secundário, se alguém souber, pode me ajudar ? já agradeço, beijos

    ResponderExcluir
  2. O PERSONAGEM SECUNDARIO E JORGINHO

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro mexe com o dia-dia de muitas adolescentes

    ResponderExcluir
  4. esse livro é muito bom!!!!! amei!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Qual é o final do livro?

    ResponderExcluir
  6. onde acho ele pra ler online

    ResponderExcluir
  7. Quem são os personagens principais ??

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de perguntar a autora da resenha o que seria esse Desafio Literário.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...