29 fevereiro, 2012

Resenha: "Peter Pan" de J.M. Barrie


Editora: Salamandra
ISBN: 8516052567
Ano: 2004 (Brasil - Pela Salamandra) e   ( Original)
Título Original: Peter Pan
Páginas: 256
Tradutora: Ana Maria Machado
Sinopse: Estranhas folhas de árvore no chão do quarto das crianças, um menino, vestido de folhas e de limo, que aparece subitamente... Bem que a intuição da senhora Darling lhe dizia que algo estava para acontecer. Logo, seus filhos estariam envolvidos numa incrível viagem à Terra do Nunca, onde os adultos não entram e de onde muitas crianças não voltam jamais! Nenhum pirata será tão cruel, nenhuma sereia tão sedutora, nenhuma aventura tão emocionante como aqui, onde tudo tudo começou! O maior clássico de todos os tempos, em versão integral, traduzida por Ana Maria Machado.

EU AMO Peter Pan!!! Apesar de nunca ter sido meu conto de fadas preferido ele sempre esteve no meu Top 5. 
Acho que porque eu sempre tive um quê de Peter porque fui uma dessas pessoas que esticou a infância o máximo que pode, afinal, s;o se é criança uma vez. Mas isso não era a única coisa que eu gostava na história, um eu semprei amei a Wendy! Apesar de ela ser o tipo de personagem que eu normalmente odiaria eu amava ela! (E, principalmente, eu amava ela com o Peter, he.) Adoro cada um dos meninos perdidos. E a Nana, quem não queria ter uma babá cachorra como eles? Duvido que exista um capitão mais sarcástico e atrapalhado como o Gancho! Adoro a Sininho, mesmo achando ela meio inconveniente... E, acima de todos, eu amo o Miguel! Tá, eu sei que ele é irrelevante para história, mas ele é tããããããããão fofinhooooooooooo!!!!!
E eu gosto do Peter, mas, sei lá... Aqui embaixo eu explico melhor o motivo.
Bem, o probelma desse livro é o final... Dá um aperto no coração mesmo quando você já sabe o final. Porque aí começa toda a filosofia de todos temos que crescer, mas ela é tão sutil que só depois de crescida eu fui entender. 
 (Spoiler: Qual foi dessa aminésia mágica do Peter?)

(Decidi falar do filme de 2003 ao invés da versão da Disney porque talvez eu e as meninas estejamos planejano algo muito especial com os filmes da Disney por enquanto... Esperem e verão!)
Direção: P.J. Hogan
Ano: 2003
Gênero:Aventura, Família, Fantasia, Infantil
Duração: 113 minutos
Elenco:Jeremy Sumpter (Soul Surfer), Rachel Hurd-Wood (Amanhã - Quando a Guerra começou), Jason Isaacs (Saga Harry Potter), Lynn Redgrave (Os Delírios de Consumo de Becky Bloom) e Ludivine Sagnier (Paris, Te amo)
 
Não sou do tipo que diz isso, mas aqui temos o casa de uma adaptação que eu gostei muito mais do que do livro original que li. Adaptação super fiel, efeitos especiais na medida, atuações inspiradas inclusive do capitão gancho vivido por Jason Isaacs (O Lucius Malfoy do Harry Potter). Definitivamente uma aventura épica para todas as idades.
E o filme consegue captar e transmitir a menssagem de Peter Pan perfeitamente:
Contando com um cenário extremamente nostálgico, Peter Pan nos permite o retorno à infância e nos faz pensar: será que é mesmo preciso crescer? Depois de poucos minutos assistindo, tudo o que eu queria era ser criança pra sempre. Contudo, ao final do filme, o recado é outro. Oras, precisamos crescer sim! Até para poder entender o valor de ser criança. Por fim, envelhecer não implica necessariamente em ter que deixar a bela infância.
 Mas ainda assim existem outros dois motivos para o meu amor por esse filme:
1- O romance entre o Peter e a Wendy.
2- E esse Peter! My Fucking God!
Ainda não conheci uma garota que pelo menos não admita que esse garoto é ridiculamente gato (E a maioria, assim como eu, era apaixonada por ele!). E além dessa aparência de mini-Adônis ele também tem uma personalidade muito mais idealizado do que o garotinho carente por atenção que ele é no livro. Por isso sou 1000x mais ele!
E esse romance entre o Peter e a Wendy sempre foi uma das minha fantasias infantis (Sou romântica, fazer o quê?) e nunca me decidia se queria que o Peter crescesse ou se a Wendy deveria ser criança pra sempre com ele... Não sei, mas para mim não importa nem o que o autor diga, eles ficaram juntos de alguma forma!
 
Wendy: Você não vai se esquecer de mim, vai?
Peter: Eu? Esquecer? Nunca.
 
Outra coisa legal no filme é seu humor. E, é claro, aquele momento mágico em que TODOS (Não olhe para o lado, eu sei que você já vez isso) em que batemos palmas com o Peter gritando: "Eu acredito em Fadas!!!!"
Não achei o trailer desse filme em boa qualidade, então vou botar aqui um video muito fofinho com cenas do filme, mas cuidado. Pode conter SPOILER


Bjuos,

Ps: Eu nunca fui fã dos Jonas Brother, mas minha irmã sim. Implicava com ele até cansar, mas no dia que ouvi essa música fui obrigada a para com isso, porque descobri que eles me entedem: "Peter Pan and Wendy would be alright"

3 comentários:

  1. Oi ^^ Primeiramente, obrigada pelo contato no formulário do blog! E segundo, desculpa a demora pra responder ç_ç O Google Docs é meio doido, então quando a gente abre ele e desce aquela barra de rolagem maluca lá, vários contatos se perdem porque ele pula, fui ver o seu e de outra blogueira só hoje ç-ç
    Mas ó, concordo e aceito totalmente sua parceria! Realmente, é raro ver blogs que misturem livros com anime... Geralmente ou é uma coisa ou outra, e esse preconceito idiota só piora tudo ¬¬
    Já curti o blog no Facebook (curte o meu lá também plz? ;-;) e segui no Google, no fds coloco seu banner na página de parceiros ^^ (porque tô com pressa e já tenho que sair do pc hehe)
    Bisous!

    ResponderExcluir
  2. sobre o livro, eu li ano passado, fiz uma resenha, e como disse nele, não gostei do livro; quero dizer, eu gostei, mas esperava mais, sabe? achei tão infantil .. acho que li o livro velha demais :/
    acho que Peter Pan foi o único livro da história que eu preferi o filme [e não é só pelo Jeremy Sumpter, que isso fique claro];
    comprei o livro, demorei dois anos pra ler por medo de me decepcionar; e quando li, me decepcionei :/
    vou fazer questão de que meus filhos leiam o livros bem pequenos, pra não se decepcionarem como eu;
    apesar dos pesares, é um bom livro .. bem escrito e um clássico.. quem não ama nosso querido Peter Pan?

    ps.: também sou uma linda que queria que eles dois ficassem juntos .. também não me importava crianças ou adultos, só queria eles dois felizes :/

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre amei o peter , era meio idiotice pq ele era um garoto muito novo,(e gatinho), sempre sonhei q ele iria esquecer a Wendy e aparecer na janela do meu quarto :3 , e eu acho muito fofa a sininho , mas isso passou eu cresci :>

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...