13 maio, 2013

Os quatro "Deres" dos Animes e Mangás

http://25.media.tumblr.com/6abf53573e8a27dd1501f99a4e0e5c0f/tumblr_mlfrcrLAYi1s89f49o1_500.jpg




Olá, gente!
Hoje eu resolvi dividir com vocês uma pesquisa que eu fiz há um tempo atrás. Vejam bem, como Otakus, normalmente nós estramos em contato com alguns termos que podem nos deixar bastante confusos. Por isso, resolvi criar, para mim, um dicionário de sobrevivência para Otakus!
E como eu sou uma pessoa muito meiga e abusada digo, digo fofa! Resolvi divir os meus conhecimentos com nossos caros leitores.
Vamos a primeira lição?

O termo "Dere" (デレ) significa literalmente "demosntrar afeto". Então esse tipo de classificação de personagens (Apesar de ser geralmente designada para personagens femininos, serve para ambos os sexos) é basicamente pautada na maneira com que o personagem interage com os outros - prinicipalmente o seu interesse amoroso.


Tsunderes
http://25.media.tumblr.com/02aaa518295db6c99ff8a81085d65062/tumblr_mm98e7Mf721r0lxguo1_500.jpg 
O tipo mais popular entre os Otakus é também o tipo mais comum nos anime em geral (Presente em 8 a cada 10 shoujos). As Tsunderes são basicamente aquele tipo de pessoa que podem ser bastante duras, agressivas e até mesmo más a primeira vista. Entretanto, tudo isso é só para esconder a sua personalidade doce e sensível. Também possuem uma personalidade um tanto "bipolar" podem alterar do estágio dócil para o agressivo em questão de segundos. O nome deriva da onomatopéia "Tsuntsun" que significa "brusco".

(Exemplos: Aisaka Taiga de Toradora, Misaki de Maid-sama e Louise de Zero no Tsukaima)

 http://24.media.tumblr.com/tumblr_lwd7ieJYMK1qldqrdo1_500.gif
 http://img3.imageshack.us/img3/3003/louise.gif

PS: Um exemplo de um Tsundere masculino seria o Kyo de Fruit Basket.
http://24.media.tumblr.com/tumblr_mcu10mBgVI1rk0ngho1_500.gif 

Yanderes
 Já ouviram falar das bonitinhas, mas ordinárias? É tipo assim... A primeira vista são pessoas muito calmas e gentis, podendo ter um grande circlo de amigos. Mas com o tempo a sua devoção faz com que ela demonstrem a sua verdadeira natureza destrutiva. Yanderes são personagens mentalmente instáveis​​, muitas vezes usando de extrema violência como uma saída para suas emoções. O termo é derivado da palavra Yan significa uma doença mental ou emocional.

(Exemplo: Gasai Yunno de Mirai Nikki e Kotonoha Katsura de School Days)
http://25.media.tumblr.com/tumblr_mcfab46i2X1rjrhr2o1_500.gif
http://25.media.tumblr.com/tumblr_m53hm2fXog1rvdw2so1_500.gif


Kuudere
Kuudere é um termo japonês para uma personalidade que é calma, que não mostra quase nenhuma emoção e que não é social.("Kuu" - sem piadinha de duplo sentido, por favor - significa "cool") A diferença principal entre as Danderes e as Kuuderes é que o silêncio das Kuudere mais por uma dificuldade em demonstrar seus sentimentos e interagir com outras pessoas. Normalmente são muito mais quietas - algums só falam quando a palavra é dirigida a elas - e suas demonstrações de emoções são muito mais contidas e raramente em público.

(Exemplo: Kanade de Angel Beats e Nagato Yuki de Haruhi Suzumiya

http://25.media.tumblr.com/tumblr_kpi74xsKWF1qzpf2uo1_400.gifhttp://25.media.tumblr.com/tumblr_m4sk3lrkzO1rwnizxo1_500.gif


Dandere
Comumente confundidadas com as Kuudares, por causa de seu jeito introvertido. São personagens muito tímidas que tentam ao máximo controlar suas emoções, mas têm momentos de fraqueza em que podem se tornar bastante Moe. Basicamente, são personagens que tendem a não mostrar suas verdadeiras naturezas, mas são capazes de se abrir quando encontram a pessoa certa. "Dan" é derivado do termo "DANMARI" que significa "silencioso/tímido".

(Exemplos:  Misaki Mei de Another e a Rei de Neon Genisis Evangelion)

http://livedoor.blogimg.jp/threadstoper1000/imgs/c/4/c4c6a2bc.gifhttp://files-cdn.formspring.me/photos/20121227/n50dd041f5fa76.gif


Espero que isso ajude a todos os otakus! ;)
Fiquem ligados para as próxima dicas do Dicionário de sobrevivência para Otakus!
Bjuos,

4 comentários:

  1. Olá, fazia tempo que eu não vinha aqui e olha a surpresa maravilhosa que tenho com esse com esse lay. Está belíssimo. Tenho que dizer que colocaram referências de muitas das minhas coisas preferidas. Jane Austen é minha escritora preferida. Apesar de meu conhecimento sobre o mundo do k-pop não ser dos mais vastos, Big Bang é a minha banda preferida do gênero - TOP me seduz, fazer o que. Beatles é minha banda preferida. Só amo loucamente Jack Sparrow, adoro os filmes do Piratas do Caribe e InuYasha com certeza é meu xodó.

    Mas falando do post, né... Adorei. Com certeza foi bem intrusivo XD
    Minha memória só é um lixo, vou precisar reler algumas vezes para fixar.
    Another é amor s2

    Beijos!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do layout! Também são algumas das nossas referências preferidas!!!
      Leia quantas vezes precisar, o post sempre estará aqui!
      Também adoro another!
      Bjuos,

      Excluir
  2. To perdida... estava procurando uma palavra em japonês pra definir minha personalidade e agora não sei me definir!
    É que fui meio agressiva na época de colégio (minhas irmãs dizem que ainda sou) e me chamavam de fría ou sem expressão, mas não me expressava pq na maioria das vezes queria chorar, via isso como fraqueza e tinha que ser forte pra me defender do bullying que sofria de geral, sem dizer que meus poucos amigos diziam, e ainda dizem, que tenho de coração de mãe (mexer com um amigo meu revela o pior de mim). Também sou muito tímida, quase bicho-do-mato quando se trata de relacionamento, embora atualmente esteja mais comunicativa e me mantenho um pouquinho desajeitada. Mas tem uma coisa que uma grande amiga minha e dizia e jamais vou esquecer:
    -De longe as pessoas te acham metida e misteriosa, mas basta conversar com vc pra perceber que é um livro aberto! Vc despeja tudo que é pra pessoa e meio que dá um ultimato... me aceite assim ou cail fora.
    Então QUE RAIOS EU SOU?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dandere é o mais próximo eu acho

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...