03 janeiro, 2013

Resenha: "Detona Ralph!" (2012)

Diretor: Rich Moore
Título Original: "Wreck-It Ralph"
Gênero: Animação, Comédia e Aventura
Duração: 101 minutos
Elenco Original: John C. Reilly (Chicago), Jack McBrayer (Os Candidatos), Sarah Silverman (Entre amor e a paixão), Alan Tudyk (Suburgatory) e Jane Lynch (Glee)
Dublagem: Tiago Abravanel (Salve Jorge), Rafael Cortez (Apresentação do CQC) e Mari Moon (Ex-VJ da MTV)
Sinopse: "Ralph  é o vilão de 'Conserta Félix Jr.', um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber um maior reconhecimento de Felix Jr.  e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas, nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha. Nessa jornada seu caminho acaba se cruzando com o de Vanellope von Schweetz  uma “falha no sistema” vinda de um jogo de corrida de carts açucarada. Será que ele conseguirá salvar todos os jogos fliperama antes do“Game Over” definitivo?"

Devo admitir que, ao contrário da maioria dos meus amigos, não estava muito animada pelo lançamento desse filme e o motivo é bem simples: Achava a premissa do filme pouco original. Pra mim parecia que a Disney havia pegado todos os elementos que tornaram outros filme de animações populares nos últimos tempo e juntou todos eles em um só.
Afinal, video-games que ganham vida quando ninguém está olhando? Acho que todos já estamos mais do que familiarizados com a saga do "Toy Story". Um vilão que quer se redimir e virar bomzinho? Usado em "Megamente" e em "Meu Malvado Favorito".
Só que, como a Disney é a Disney ela não criou um filme clichê daquelas que te dão uma enorme sensação de Deja-vú, ela conseguiu o feito de criar uma história que é capaz de representar muito bem a sua época.
Primeiramente, a Disney se rende aqueles que tinham seus lanches roubados na escola, mas agora dominam o mundo: Os nerds. A cultura nerd é está presente no mundo dos video-games servem de cenário para o longa e o que não faltam são referências à outros jogos (Sonic é um dos quais raramente não está presente na cena...) e à cultura pop.
(É possível jogar o jogo "Conserta, Félix Jr." no site oficial, clicando nesse link.)

Curiosidade: O vilão "Ralph" foi inspirado num velho conhecido dos gamers de plantão: Donkey Kong. E, nada foi dito oficialmente, mas alguém vai negar que o Félix Jr lembra muito um certo encanador bigodudo?
Voltando ao enredo uma outra que anda bem em alta são eles: Os protagonista excluidos da sociedade. Assim como o vilão a Ralph a fofa corredora Vanellope sofre constantemente bullying de suas colegas de jogo por ser uma falha no sistema, mas nem por isso se deixa abater e luta para conseguir realizar seu sonho de ganhar uma corrida.
Pelo tamanhozinho da corredora, ficava meio difícil para a Disneuy colocar um relacionamente amoroso entre os dois protagonistas, por isso a cota de casal fica com Félix Júnior e a Sargento Calhoun, uma comandante durona saida do jogo "Missão de Herói".  (PS: "A resolução do seu rosto é TÃO alta..." foi com certeza a minha fala preferida do filme!)
Se tivesse que escolher diria que a minha cena preferida foi com certeza o grupo de apoio dos vilão anônimos "Um jogo de cada vez". Simplesmente genial!

O roteiro é muito bem costurado e tem uma revelação no final que, pelo mesnos eu achei, é inusitada. Apesar de ser um filme destinado aos mais jovens, ele tem um apelo para os mais velhos muito grande ao trazer um sentimento de nostalgia muito forte com os jogos "retrô" (Coff... Coff... Toy Story de novo?)
 Detona Ralph foi uma aposta muito segura da Disney e é um filme capaz de agradar muito o público, mas que, infelizmente, carece de um pouco de originalidade.




 Bjuos,




7 comentários:

  1. Assisti e digo uma coisa: Felix Junior, tu é muito FOOOOOOODAAAAAA!

    ResponderExcluir
  2. oioi...o meu blog esta de visual novo, vc poderia trocar o banner que esta aqui no seu blog? Passa lá e pega.
    Obrigado!!!
    BJokasss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê, eu nao tava mto afim de assistir esse filme, mas agora fiquei morrendo de vontade de ver!!! *-*
    Pena que o cinema da minha cidade demora séculos pra trazer os lançamentos pra cá :(

    Beeijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Rapha! Me senti até honrada agora! hahahahahaha
      Esquenta não, quando você menos se der conta o filme já deve ter chegado!

      Bjuos,

      Excluir
    2. Fe adorei a resenha ! Parabéns por ela e pelo blog q esta o máximo !! Eu estou m mta vontade de ver esse filme pq n conssegui ver no cinema, agora então mais ainda!!
      Outro q gostei mto foi o de Go on! Bjos bru

      Excluir
  4. Ai, eu assisti esse filme no cinema , é muito bom!
    Eu vi seu comentário lá em meu blog, adorei o seu, estou seguindo ^^
    kissu ~
    bvii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...