12 janeiro, 2012

Resenha: "Jogos Vorazes" de Suzanne Collins


Título original:  Hunger Games
Título em Português: Jogos Vorazes 
Editora: Rocco
Autor: SUZANNE COLLINS
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Edição: 1

Número de páginas: 400
Sinopse: "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade: Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

"Jogos Vorazes – Livro 1" de Suzanne Collins é, na minha opinião, o melhor da trilogia de mesmo nome (Jogos Vorazes), mas não porque os outros são ruins, e sim porque esse livro é ÓTIMO.

O livro narra as experiências de Katniss, uma garota de 16 anos residente do Distrito 12 que busca simplesmente a sua sobrevivência e daqueles a quem ama.

Desde que os 13 Distritos quiseram se rebelar contra a Capital, estes vêm sendo firmemente controlados... Quer dizer, os que sobraram, pois como forma de punição e aviso o Distrito 13 foi destruído como exemplo.  E uma das formas de relembrar a impotência do povo diante da Capital é a famosa celebração dos Jogos Vorazes, obrigatória para todos os Distritos, não só em relação a participação, como em assistir.  Neste, todas as crianças e adolescentes entre 12 e 18 tem de escrever seu nome em um sorteio do qual o “vencedor” será obrigado a participar de um divertido reality show.

Só um probleminha..todos que perderem o show morrem. 

O roteiro do programa é simples: Um casal de cada distrito é escolhido e são chamados de tributos (pois, de certa forma, é exatamente isso que eles são) e tem de lutar por sua vida em uma batalha até a morte com todos os outros competidores.  Dessa forma, só um poderá voltar para casa.

Katniss está preocupada, ela tem seu nome escrito 20 vezes no sorteio.  Isso, porque quando se é pobre pode se usar seu nome para aparecer no sorteio mais vezes como “téssera”, quer dizer, suprimentos extras e necessários em casa.  Também tem o problema que a cada ano o número de vezes que seu nome apareceu no sorteio tem de duplicar.  Mas Katniss não pode fazer nadda, sabe que é a sua caça clandestina e proibida na floresta junto com o amigo Gale mais essas tésseras que sustentam sua família formada por ela, sua irmã caçula e uma mãe em depressão pela morte do marido.

No entanto, nunca iria sequer imaginar que a boa e inocente Prim, sua irmã mais nova de 12 anos e a pessoa que mais ama nesse mundo, a qual tem seu nome no sorteio apenas 1 vez (Katniss jamais deixaria que ela usasse seu nome como téssera) teria o azar supremo de ser sorteada.

Sem saber o que fazer, Katniss se oferece como voluntária no lugar da irmã, mesmo sobre os veementes e chorosos protestos da própria.

O outro escolhido é o lindo maravilhosos perfeito Peeta, o filho do padeiro e conhecido distante de escola de Katniss, apesar de uma bonita lembrança em comum.

E que os Jogos comecem! 

Eu gosto muito da Katniss, ela é a típica tomboy, corajosa, direta, esquentada e determinada.  Mas, vamos admitir, ela é meio tapada. Quer dizer, lá está aquele garoto lindo e perfeito na frente dela, fazendo de tudo para mostrar como se preocupa e com todas aquelas gentilezas e apoio moral e lá vem ela com aquele papo de “deve ser tudo um plano do mal pra ele me matar na arena”.

Sério?  Sério mesmo??

Tudo bem, entendo que nas condições que você cresceu e viveu é difícil acreditar em alguém, mas não é muito complicado de perceber o que ele realmente sente!

Peeta é um ótimo parzinho! Mesmo mesmo.  Estou suspirando por ele até agora, ele é um amor!!! Diria até que ele é um par romântico no nível do John e Zach da Meg Cabot em respectivos Garoto da Casa ao Lado e Sorte ou Azar? (clique para ler as resenhas), ou até nível Syoran de Sakura Card Captors, Ryoga de Ranma 1/2 e Chrono de Chrono Crusade.   Eu permito que ele entre na nova super raça criada por mim de homenssuperfofofos da qual os personagens citados acima são alguns dos poucos participantes.  Ele merece.

Enfim, Katniss  tem ações muito bonitas e corajosas ao longo do livro, mas, assim como concluirá depois (em próximos livros): sua força são suas ações, mas não as palavras (nem suas percepções emotivas, convenhamos).  Quase o contrário pode se dizer sobre Peeta; sua habilidade com as palavras e a desenvoltura em relação a suas emoções, apesar de um pouco tímido, são marcantes.  Por que não juntarem suas forças?  Por que não começarem a namorar? *-*

Ta, ta. O único problema é que teriam de se matar depois.

Outros personagens que eu gosto muito são:

Prim e Rue: Duas personagens que foram feitas para serem amadas e emocionarem os leitores, fato.  Bem, atingiram seus objetivos! 

Gale: Não aparece muito nesse livro, mas é o único com a qual, antes dos Jogos, Katniss se sentia totalmente ela mesma; seu melhor amigo.  Tem 18 e caça  com ela toda semana, de forma que os dois possam sustentar suas necessitadas famílias do distrito.  

Cinna: Ah, gente.. Queria ter um maquiador/designer/chefe de produção assim! Peraí, hahaha queria ter um chefe de produção!  Mentira.. eu ía encher o saco de ter de me arrumar assim na segunda saída.. Preciso de muita força de vontade para conseguir sair para comprar alguma coisa que não seja livros.

Haymitch:  Sua personalidade complexa e astuta, suas críticas veladas a capital, seu espírito indomado e sua amargura assolada no álcool creio que são suas características mais marcantes.

Vai ter o filme, sabiam?  O trailer já está até passando no cinema.  Na verdade, foi o trailer que me fez querer ler o livro, que estava numa grande pilha de livros que peguei emprestado.  Pulei ele na minha lista de leitura e não me arrependi, porque foi um dos melhores livros senão o melhor que li desde o ano passado... brincadeirinha!!! Ahahahahahahahahah

Agora, falando sério, é um dos melhores livros que li nos últimos meses. Concordo plenamente com o trailer que vocês verão daqui a pouquinho (se quiserem, claro!), o livro é épico.  A ação  instiga o leitor a ler cada vez mais e mais e eu devorei o livro!  Comecei a ler umas 23h pra ler um pouquinho antes de dormir e acabei o livro na manhã!    Foi compulsivo.

Verdade que o livro é um pouquinho violento, mas não se pode querer escrever uma história com esse tema sem umas partes meio.. hm.. sanguinolentas.  Além disso, as passagens, por mais agitadas que sejam, são todas permeadas de emoção. Katniss é,  acima de tudo, realista; portanto não busca uma saída rosa e feliz, mas decide que, se quer voltar para sua família, terá de matar.

Vou deixar o trailer aqui para vocês!  Seu lançamento mundial será dia 23 de Março desse ano e estão esperando um estouro de bilheteria.  Quero muito ver, parece que vai ser bom e eu imagino a Katniss exatamente assim. (Talvez tenha sido porque eu vi esse Teaser Trailer antes de ler, mas mesmo assim, acho que seguiram a risca a descrição da personagem.)

Quem fará Katniss é a atriz Jennifer Lawrence, indicada ao oscar ano passado pela atuação no filme Inverno da Alma (Winter's Bone) e estou apostanda que fará um bom trabalho.

Já como Peeta, teremos Josh Hutcherson, que fez Ponte para Terabítia.  Eu adoro ele, mas ele não ficou exatamente como eu imaginava o Peeta.  De qualquer jeito, também acho que ele vai ficar bem no filme, então... agora é só esperar (ansiosamente) a estréia!

E o Gale.. eu realmente não ligo pro Gale.

Teaser Trailer



Official Trailer



Ps. Sabia que "Jogos Vorazes" vai ter até sua própria linha de cosméticos? haha Está previsto que os esmaltes poderão ser encontrados dia 1º de março já nas lojas americanas.

Ps2. Meu Deus, galera! Isso existe.. Olhem: http://www.teampeeta.org/ ahahha tem do gale e da Katniss também...

Bem, é isso, gente! Leiam MESMO. O livro é  MUUUUUITO BOM! 
Leiam, leiam, leiam!
Bjkks Pimpa ;)

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Pimpa! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cadê Março que não chega, heim? Me diz, me diz, me diz!

    ResponderExcluir
  3. Olá Onigiri! Esta é uma mensagem ctrl c + ctrl v
    Sendo um morador do OQP, provavelmente você deve ter recebido um aviso sobre ter que criar ou atualizar sua conta no WP Onigiri, nestes links:
    PARA CRIAR- http://onigiri-quase-predio.com/?page_id=5610
    PARA ATUALIZAR- http://onigiri-quase-predio.com/wp-admin/profile.php
    Quando o fizer, deixe um comentário avisando para poder ter seu devido andar de volta. Caso contrário, dia 05 de fevereiro o seu andar irá para leilão e você será despejado.
    Obrigada!
    Yuu-chan~

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...