20 julho, 2011

Resenha + Sfds: "Querido John" de Nicholas Spark

" 'Querido John', dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar. "

Primeiro de tudo, eu já sabia que o final dessse livro não podia ser um dos mais alegres só pelo título. Porque para quem não sabe a "Dear John Letter"é conhecida nos Estados Unidos como, no bom e coloquial português, a carta do pé na bunda! Numa definição mais bonitinha, é o tipo de carta em que a namorada/esposa informa ao seu namorado/marido que o relacionamento deles está acabado, normalmente por conta de outra pessoa. (Caso alguém queira saber a situação incersa é conhecida como "Dear Jane Letter")

Sabendo disso eu meio que já sabia o que esperar desse livro. Também ele é um livro do Nicholas Spark, né galera? Isso já entrega que uma caixa de lenços será necessária! (Só pra constar, eu li o livro antes de ver o filme porque ninguém animou de ver esse filme comigo no cinema e eu tive de passar longos meses agonizando até esse filme chegar na locadora...). Entretanto, esse foi um dos livros que conseguiu superar minhas espectativas! Ele é doce, sincero e apaixonante. Daquele tipo de livro que você virá a noite lendo pra saber o que acontece no fim!




O que eu mais gostei é que esse livro fala principalmente sobre como todos nós temos escolhas na vida, não necessariamente só boas e ruins, mas não somos obrigados a tomar alguma delas em um certo momento. E como a vida não tem um botão de 'restart' no lado da tela, gostando ou não, teremos de aprender a viver carregando o peso dessas escolhas. Também gosto de como trata o fato de quando somos jovens sentimos que o mundo gira em torno de nós e que podemos fazer tudo que quisermos, mas quando crescemos vemos que as coisas não são bem assim... Além do peso das responsabilidades que podem acabar ficando no caminho do que queremos, mas no fim sabemos que devemos fazer o certo por mais díficil que seja!
Uma linda história de amor, mas não trata só do amor entre um homem e uma mulher. Trata do amor entre pessoas em geral, como o amor entre John e o pai, ou Savannah e... (Não vou dar esse Spoiler! Leiam para descobrir!!!) É claro, a sensibilidade incrível do Nicholas Spark nunca decepiciona. (Segundo minha irmã ele é o último hétero descente da Terra! Hahahahahhahaha...)




Sobre o filme que eu demorei séculos para ver, faz justiça ao livro maravilhoso! O elenco é ótimo, adoro a Amanda Seyfried desde "Mamma Mia!" e esse Channing Tatum apesar do nome esquisito é um gato! É sério, eu não imaginava o John tão bonito assim, mas se botaram esse ator lindo pra fazer o papel dele, não vou ser eu quem vai reclamar... E a pequena alteração que fizeram no final me fez adorar o filme ainda mais!



Bjuos,
Fernanda

Um comentário:

  1. Eu até agora vi o filme, mas eu estou louca mesmo é para ler o livro. Adorei a resenha, aumentou minha curiosidade para lê-lo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...