29 julho, 2011

Resenha+SFDS: "Coração de Tinta" de Cornelia Funke

Editora: Cia. Das Letras
ISBN: 9788535907728
Ano: 2006 (Brasil) e 2003 (Alemanha)
Título Original:
Inkhertz
Páginas: 456
Sinopse: "Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração De Tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu."

Esse foi um dos poucos livros que eu fiquei com vontade de ler o livro por causa do filme! Mas isso é algo que eu só vou falar daqui a pouco...
Bem, eu adoro fantasias bem fumadas!!! E também adoro livros que falam sobre livros!!! Mas antes de sair por aí enrolando, acho que a frase final do livro resume bem a temática do livro: "O ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia." - Página 456
O que eu mais gostei na história foi como a autora explora o universo fictício, mostrando que existe muito mais do que só o que é contado no livro. Como o próprio Dedo Empoeirado disse quando ele lê como é descrito no livro como 'Covarde e vigarista' (Não me lembro se era exatamente assim, mas era alguma coisa parecida com isso) e ele responde: "Eu sou muito mais do que isso". Ou quando, acho que o Mo ou a Meggie, chegam a conclussão que os livros são como um burraco da fechadura pela qual podemos explorar outros mundos.
Todo capítulo começa com uma sitação de outor livro, o que eu achei muito genial, mas foi um tal de: "Nossa que incrível!Quero ler esse livro!" Que chegou a um ponto que eu preferi passar ignorá-las e, algum dia, quando eu um lista de leitura menor, eu pege esse livro pra ver todos os livros dentro dele que eu quero ler... Hehe...
A única coisa negativa é que eu achei a narrativa muito enrola! Daquele tipo que eles entram numa sala e começa a descrever TODA a sala nos mínimos detalhes, aí passam 2 paragráfos descrevendo o bordado da almofada que não tem nada haver com a história. Eu ficava em guerra com esse livro eu lia um pouco, enchia o saco, largava, depois de 2 semanas pegava pra ler de novo!
Só uma última coisa:
EU QUERO UMA MARTA!!!!! De preferência uma que venha com o Dedo Empoeraido junto...

Ano: 2008
Diretor: Iain Softley
Roteiro:
David Lindsay-Abaire e Cornelia Funke
Elenco: Brendan Fraser (A Múmia), Eliza Bennett (Nanny McPhee - A Babá Encantada), Paul Bettany (O Turista), Helen Mirren (RED - Aposentados e Perigosos), Jim Broadbent (Harry Potter e o Enigma do Príncipe ), Andy Serkis (Senhor dos Anéis: Duas Torres) e Rafi Gavron (Nick e Norah-Uma noite de amor e música)
Sinopse: (Vou poupar vocês, afinal, a história é a mesma! Não faz sentido repetir!)

Visualmente o filme é exatamente o que eu imaginei quando li o livro! Todo o clima de fantasia, os cenários como a casa da Elionor ou a vila da capricórnio são incríveis, os figurinos... Tudo é incrível, até os atoras são muito parecidos (Menos o Brendan Fraser, mas com ele eu tenho um implicância a parte...)!
Normalmente a redução de eventos do livro para o filme costuma prejudicar as histórias, mas nesse caso isso ajudou até que ajudou ao filme em criar um ritmo melhor.
No filme o Dedo Empoirado é muito mais perfeito que no filme do que no livro! Ele é simplesmente muito fofo! (Tá eu admito que por mais que a história fosse legal eu quis ler o livor por causa dele....) E o ator dele també é muito bom! E o Farid é lindo nos dois.... Apesar de todas vez que eu olho pra ele eu fico tipo: "Nem adianta tentar me enganar, você É o ALLADIN!"
Alguns podem achar o filme um pouco infantil, mas eu gostei muito. É o tipo de filme que você gostaria de ver com seu filho ou primos ou irmãos para passar o tempo!
Eu sei que não teve uma continuação por causa do baixo arrecadação, mas mesmo assim eu quero a continuação! Mesmo sem saber como eles fariam a continuação porque mudaram altas coisas no final do filme...



Bjuos,
Fernanda

3 comentários:

  1. Já leu a continuação do Coração de Tinta?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo livro.Apos lelo ainda li para os meus irmãos, que agora já estão com o abito de leitura bem formado. Posso dizer que esse livro foi o inicio do gosto deles pela leitura; por isso gosto tanto dele...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...