
ISBN: 8516050521
Ano: 1999 (Brasil) e 1977 (EUA)
Título Original: Bridge to Terabithia
Páginas: 183
Sinopse: "Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana.

Ano: 2007
Diração: Gasbor Csupo
Gênero: Aventura e Fantasia
Duração: 95 minutos
Elenco: Josh Hutcherson ( ABC do Amor ), AnnaSophia Robb ( A Montanha Enfeitiçada ), Zooey Deschannel ( 500 Dias com ela ) e Robert Patrick ( O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final).
Essa sempre foi uma das minhas histórias favoritas. Me apaixonei por ela quando vi o filme no cinema pela primeira vez, acho que esse amor nasceu, principalmente, porque todos os filmes de fantasia eram muitos distantes e os protagonistas os encontravam por obra dos acaso. (Normalmente porque seus pais morreram ou foram para guerra e por isso são mandado para morar com um parente numa casa no interior da Inglaterra. É sério, reparem como essa trama é recorrente!). Mas nesse filme não. Se eles pudessem ir até o fantástico, eles trouxeram o fantástico para perto deles!

A história conta basicamente da forte amizade (E do primeiro amor) entre Jess Aarons, um garoto tímido e talentoso que parece não se encaixar em lugar nenhum, e Leslei Burke, uma menina recém chegada da cidade grande. Juntos, eles criam um reino chamado Terabítia, um lugar mágico onde tudo é possível para encarar as tristezas do dia-a-dia.
Unido por suas imaginações férteis e a paixão pela corrida, eles aprendem a superar os obstáculos e . Uma jornada que lhes ensina o valor dos sonhos, e da família, e, principalmente os sacrifícios e a perda que vamos sofrendo durante nossas vidas e como temos de aprender a lidar com isso.
Uma coisa que eu gostei no filme que poderia ocorrer no livro, mas não acontece, é o "Sombra" (Não me lembro como eles chamavam ele no filme, mas era uma fumaça negra) um vilão terrível que quer dominar Terabítia e acabava sendo uma metáfora para todos os problemas que eles enfretam na vida real, desde as garotas que fazem bullying com eles até os problemas

Problemas esse que não são o financeiro que eles atravesam, mas também uma família que não o compreende. Um pai que tem parece não ter tempo de entender e ajudar seu filho, só tempo para cobra-lo e crtica-lo. Irmãs mais novas que, apesar de fofas, são muito inconvenientes. E duas irmãs mais velhas insuportáveis!!!!! Argh, como eu odeio aquelas duas!!!!! A mãe dele não fede, nem cheira, não contribui em nada para a história. (Tirando, é claro, o fato que ela deu a luz ao personagem principal, isso dá a ela uma certa importância, eu acho...)
Eu fiquei impressionada como os atores mirins são ótimos! Eu me lembro de ler o livro que dizia que fisicamente eles eram um pouco diferentes de como são na adaptação e eu ficava: 'Não ligo! Vocês são iguais aos atores e ponto!". E, é claro, não posse deixar de mencionar que a incrível Zooey Deschanel (Uma das minhas duas atrizes preferidas da nova geração, junto com a Emma Stone) interpreta a senhorita Edmunds, a doce professora de música.

Alerta: Vou tentar dar minha opinião da parte final dessa história sem dar Spoiler, então é preciso que você saiba como acaba para entender o que eu estou dissendo! No livro o Jess o Jess faz a esolha de não chamar a Leslei de forma muito inocente, ele simplesmente não se lembra de chamá-la. Agora no filme ele olha pra casa dela, pensa na possibilidade de convidá-la, mas resolve não fazer isso. E é isso que vai encaminha
Bjuos,
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário