24 novembro, 2012

O que é Kpop?



Talvez se, em Abril, alguém dissesse o nome Kpop perto de você, a sua reposta provavelmente seria: "Saúde!" diante de tal termo... Exótico. Entretanto, depois de Julho, tudo isso mudou.
Agora, por mais a grande maioria ainda desconheça o verdadeiro significado do termo, é fácil associa-lo a um cara meio bonachão que usa os óculos do Mister Magoo e faz a dancinha da eguinha pocotó.
Enfim, falando sério agora, o Termo K-Pop (Abreviação de Korean Pop) surgiu nos anos 90 serve para designar um gênero musical da Coréia do Sul que vem ganhando uma popularidade surpreendente no mercado mundial graças a uma ferramenta mágica chamada internet! (Fato que surpreende até mesmo os próprios coreanos)
A minha história com Kpop começou mais ou menos a um ano atrás com um pergunta:
"Quem são essas japinhas que sempre aparecem dançando nas televisões das lojas de eletrodomestico?"
(E sim, não me matem, mas como uma boa otaku eu assumi de cara que elas eram japonesas. Depois que eu fui descobrir que elas eram coreanas)
Bem, como a fofura do meu Shazam me informou, aquelas era ninguém menos que as Girl's Generation, um dos grupos mais populares de Kpop de todos os tempo:



Mas foi só no meio desse ano com o nosso querido PSY que o Kpop passou a dominar o meu coração!
De uma forma geral, tudo no Kpop me encantou, mas acho que o que mais me chamou a atenção foi que K-pop não é apenas pop, ele abrange diversos gêneros musicas, e muitas vezes fazem um mix de tudo: pop, rock, dance, eletrônico, R&B, classico... Particulamente, acho incrível como eles pegam tantas coisas que, na teoria, não funcionariam bem juntas e criam música inacreditavelmente incríveis!!!
Outras características do Kpop são: Vídeo Clipes (Conhecidos como M/V) superproduzidos, grandes coreografias, grupos numerosos (Apesar de existirem artistas solos, eles são mais incomuns), letras com um "gancho" que vai manter aquela música fixada na sua cabeça até a próxima encarnação (O-O-O-Opa Gangnam Style!) e uma grande influência na moda e no comportamento da juventude.



Entretanto, talvez a maior diferença do Kpop das música produzidas no resto do mundo, não seja a música em sim, mas sim os seus bastidores. É um caminho árduo para se tornar um ídolo de Kpop.
Enquanto no ocidente uma banda é formada mais ou menos assim: Um grupo de amigos que gosta a cantar e dança se une, forma uma banda e começa a correr atrás de um gravadora. Na Coréia as coisas são um pouco diferente. Lá os jovens, primeiramente, fazem audições para as gravadoras, se elas gostam deles, eles a contratam como Traineers. Depois de um extenso período de lapidação de seu talento em canto, dança e atuação (Normalmente passam anos treinando), esses artistas são divididos pelas grandes empresas, que dominam a industria de entreterimento sul-coreana. Na maioria das vezes passam a morrar juntos em apartamentos da empresas para não se destrairem com o mundo exterior (Alguns grupos são até proibidos de namorar por um tempo.).

Só então é que esses grupos fazem o seu tão sonhando Debut no meio musical. E depois disso, você acha que a vida deles fica mais fácil? De jeito nenhum. Na verdade, piora um pouco. Esses grupos começam a ter uma agenda lotada com gravações de reality shows e doramas, além da rotina de treinamento que continua sendo intensa. Já esses grupos passam a competir entre si, principalmente, em programas de televisão como o Musica bank, Musica Core e Inkigavo.



Bem, espero ter esclarecido as dúvidas que vocês podem ter sobre o Kpop. Entretanto, se deixei qualquer detalhe passar ou mal explicado, a partir de agora faremos muitas outras postagens falando sobre a cultura popular da Coréia.

Bjuos,
Fernanda

2 comentários:

  1. Tem uma guria la da minha escola que fez uma apresentação sobre KPOP, foi bem interessante.

    Larissa,
    http://garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...