16 novembro, 2012

Resenha: "O verão que mudou minha vida" por Jenny Han

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501088628
Título Original: "The Summer I turned Pretty"
Ano: 2011
Páginas: 288
Sinopse: "A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós..."

Não existe nada que Belly do que o verão. E, honestamente, por mais que não goste muito de sol, calor forte, nem de praia, ele também seria minha estação favorita caso eu tivesse que passa-los em uma mansão com três gatos (Por mais que um deles fosse o seu irmão.).
Bem, acho que esse livro se encaixa perfeitamente na linha de livros "Teenage Dream": Uma Girl Next-Door (Termo americano que se refere a "garotas comuns") sofre aquela traformação de patinho feio para cisne, descobre um amor arrebatador sob um cenário incrível e, de quebra, ainda ganha um amigo fofo que será incassalvemente Friendzoned!
Em linhas gerais, tiveram duas coisas que não gostei muito nesse livro:
Primeiramente, o fato das coisas demorarem DEMAIS para acontecer e, quando de fato algo interessante começa, os momentos emocionantes não duram muito. Por isso passamos a maior parte do livro com a Belly tentando causar ciúme no Conrad, brigando com sua mãe e reclamando da vida. Só que, em contra ponto disso, eu normalmente costumo reclamar bastante da imaturidade de certas personagens, mas em Belly não achei que a imaturidade lhe caiu mal. Porque ela serviu para ilustrar muito bem as transformações dessa fase da adolescência.
E a outra coisa que achei muito desnecessidade no livro foi o aparecimento de um terceiro cara para ser afim da Belly! Tipo, eu apoio a existência de triângulos amorosos e admito que costumo adora-los (Apesar de achar que as protagonistas nunca escolhem o cara certo...), mas não gosto de caso (Como em Ouran High School Host Club) em que TODOS acabam se apaixonando pela mesma menina! Acho que a situação fica surreal demais e também acho muito injusto, já que ela só vai poder ficar com um deles! Ou seja, o resto deles acaba sozinha e sofrendo pela garota.  #Quemierdadevida
Não fui muito cativada pelos romances desse livro porque, para mim, os laços de amizade entre todos os personagens eram muito mais bonitos. A amizade quase centenar de Susannah e Lauren ou a amizade infantil entre Belly e os meninos me tocaram muito mais do que qualquer relacionamento amoroso poderia. O jeito como eles continuam apoiando, apesar das dificuldades, é muito lindo.
Enfim, não posso dizer que esse livro entrou para a minha lista de favoritos, mas acho que ele foi um livro bem agradável de ler. A escrita é bem descontraída e fluida, a única coisa que pode ser melhorada é incrementar o enredo com um pouco mais de acontecimentos, ao invés de deixar a narrativa tão intimista.

Bjuos,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...