27 julho, 2011

Resenha: "Destino" de Ally Condle

Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280810
Ano: 2011 (Brasil) e 2010 (EUA)
Título Original: "Matched"
Páginas: 240
Sinopse: "Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo."

Na verdade, eu comprei esse livro sem fazer a menor ideia do que se tratava. Sério. Um belo dia estavamos, eu e minha mãe, na Fnac comprando o presente de aniversário de uma amiga e ela se lembrou que por ter encomendado um livro pra uma amiga dela pela Amazon, o livro chegou só que não tinha embrulho. Aí ela virou pra mim e falou: "Fernanda, escolhe um livro aí pra que possamos pegar a embalagem de presente. Mas isso tem de ser em 3 segundos!" Apresada eu sai correndo e peguei o primeiro livro que vi na minha frente com uma capa bonita. Só depois de toda essa história que uma amiga veio me contar que esse livro era um dos lançamentos mais esperados do ano e eu começei a perceber que, realmente, quase todas as revistas semanais e jornais tinham pelo menos uma notinha sobre ele. Então eu fiquei toda: "Beleza, viu como de vez enquanto você pode se dar bem por julgar um livro pela capa (Ou pela proximidade)?"
Na verdade, o que eu achei mais interessante da história é a própria concepção do futuro dada pela autora do que o livro em si. Já pensaram sobre essa possibilidade: um mundo onde você não precisasse (e não pudesse) fazer escolhas? Tenso, né? Essa é a realidade vivida por Cassia, uma jovem que nunca teve motivos para contrariar a sociedade em que vive, até o dia em que a mesma a impede de viver seu grande amor. O livro pode ser classificado como a versão Teen e atual do clássico de George Owell "1984", como na verdade foi assim classificado por muitos jornais e revistas.
A história em si não tem nada demais é só mais uma história de romance em que a protagonista está dividida entre o melhor amigo e (Não acho que Ky seja realmente um Bad Boy, mas é mais ou menos isso) o garoto solitário. A Sociedade é que me dá muito medinho porque eles são muito fodões, até demais...
Como vocês já devem ter percebido, eu sou muito revoltada com o mundo e com a vida! Por isso até a metade do livro eu ficava posessa com a Cassia (E todos!) aceitando o que a Sociedade impunha!!!! Argh, acho que por isso eu li tão rápido. Queria tanto que chegasse na parte em que ela começa a se revoltar que eu voei pela parte que ela senta e aceita.
Eu não consigo me decidir qual título eu acho que se encaixa melhor na história. Porque "Matched" refere-se à como ela foi designada como parceira do Xander ou como toda a realidade dela parece um jogo de combinar da sociedade que faz o que bem entende só para comprovar que está certa. Ou "Destino" que já é um título que leva em conta tanto o Destino que a sociedade tem planejado para ela, mas também como a própria Cassia quer escolher e seguir o próprio Destino.
Outra coisa que eu gosto muito é o conflito moral vivido pela personagem principal, pois ao mesmo tempo que ela sabe que não é certo que escolham seu destino por ela, ela também se repreende por pensar de forma tão egoísta, pois a sociedade conseguiu eliminar (quase) toda desigualdade (aparente) entre seus cidadãos. Por isso é egoismo ela querer viver seu próprio destino quando sabe que provavelmente muitos acabaram na miséria por causa disso.
Bem, eu li esse livro em dois dias e posso dizer que fiquei bem satisfeita (Não completamente porque eu odeio quando o autor deixa a história em aberto, mas como esse é o primeiro livro de uma trilogia eu tive de entender que isso foi necessário.). O livro podia ter mais aventura, mas acho que ela ainda vai chegar nos próximos livros. Então, é só sentar e aguardar a continuação...

Cadê a continuação!?!?!?!?!?!?

Bjuos,
Fernanda

Ps: O mais tenso do livro é que quando decidiram erguer essa nova sociedade só 100 músicas, 100 poemas, 100 quadros, 100 livros e etc. foram escolhidos para continuar, o resto todo foi incinerado e esquecido. Gente, eu tenho 16 anos e já li mais de 500 livros!!! Como eu sobreviveria só com 100 livros? Ou pior só com 100 músicas???? Só no meu Ipod tenho mais de 2000 (É eu finalmente quebrei esse recorde!) e mesmo assim ainda quero baixar mais!!! Eu só sei que eu enlouqueceria com certeza nesse lugar...

Ps2: Ah é, uma coisa que eu esque de comentar é a enorme pena que eu senti do Xander!!!! Acho que nem em "Crepúsculo" eu senti tanta pena do Jake quanto eu senti dele!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Fernanda! Estou ansiosa para ler Destino. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Fernanda! Eu já li Destino e posso te dizer que senti a mesma agonia quanto aos 100 livros, 100 músicas, 100 poemas e etc.
    A Cassia me passou ser uma personagem muito forte e determinada, mas que por ter crescido diante uma sociedade assim, teve que obedecer as regras determinadas pela mesma. Ainda bem que a gente não vive desse jeito, né?!
    Eu super amo o Ky - apesar de ele ser uma "aberração", hehe.
    Beijinhos,
    - Camile -
    perdida-entrelivros.blospot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...