09 julho, 2011

SFDS: Um amor para Recordar + Resenha


“Landon Carter ( Shane West) é um adolescente-problema e está sempre se metendo em confusões. Quando uma de suas brincadeiras dá errado e deixa um colega paralisado, ele é forçado a participar como monitor de alunos e do clube de drama da escola, como punição. Lá ele conhece a inocente Jamie Sullivan (a cantora Mandy Moore), até então uma colega da escola a quem ele nunca se dera ao trabalho de trocar uma conversa decente com, mas já fizera piadas ou chacotas sobre ela. Por sua inocência, Jamie oferece ajuda a Landon em seu novo papel, mas Jamie guarda um enorme segredo.”


Vamos começar pelo filme. 


Também chamado de “A Walk to Remember” é, sem dúvida, um dos filmes mais bonitos que já vi na vida. Lembro que vi pela primeira vez na aula de inglês curricular da escola, mas que não deu para ver tudo em uma aula só, e, por isso, teria de esperar até
quinta para ver o final, mas não consegui. Logo que cheguei em casa usei o salvador-de-vidas, youtube.
Foi muito engraçado, porque na segunda parte TODAS as meninas da sala choraram. TODAS. Sem exceção (inclusive eu, vendo o final pela segunda vez). Até mesmo os meninos se emocionaram.
A história é de um garoto chamado Landon Carter que, apesar de ser classificado como problemático e fazer uma série de idiotices típicas de um playboizinho da vida, tem um bom coração e está, na verdade, perdido na vida.
Ao entrar no teatro da escola, como castigo, acaba conhecendo Jamie, a filha do pastor da pequena cidade onde moram. Apesar de achá-la interessante, não queria ser visto amigo de “alguém como Jamie”, mas precisa de ajuda para gravar seu papel e ela é sua maior esperança. Além disso, Jamie tem uma lista de objetivos de vida a seguir e o número 42 é “ajudar quem não sinto afinidade”. Jamie escolheu Carter para cumprir esse, mas não imaginaria o que poderia surgir dessa relação.

Eu não sei o que é mais legal no filme. Mentira, eu sei sim: o roteiro é MARAVILHOSO. Mas a atuação tanto da Mandy Moore, quanto do Shane West é muito boa e a trilha sonora é ótima, apresentando músicas como Only Hope, Learning to Breath, Mother we Just can’t get enought, ou Someday We’ll know, que são incríveis!
Aqui vai o trailer:

E o link do filme dublado pelo youtube

Ou do filme legendado pelo megavideo



Agora vamos ao livro.

O livro de Nicholas Sparks é igualmente lindo. “Um amor pra Recordar” já teve mais de 5 milhões de livros vendidos por todo (ou quase o mundo) e a capa é muito fofa; mas só se você desconsiderar friamente os personagens na capa e inserir a Mandy Moore e o Shane West, porque só aí fica legal!
A partir do ponto de vista de Carter, é narrado na primeira pessoa e serve para entendermos melhor a mente de Landon, além dele pensar várias piadinhas sarcásticas que permeiam a história, principalmente no início.
Apesar do encaminhamento da história seguir basicamente a mesma linha, o livro não tem alguns dos episódios mais marcantes do filme e vice-versa, o que me fez ficar em dúvida se gostei mais do filme ou do livro. Por exemplo, a lista de objetivos de Jaime não existe no livro, logo, não temos o “dois lugares ao mesmo tempo”, ou a estrela. - SPOILER - Também não temos o beijo na peça, o que senti muita falta. – FIM DO SPOILER - Mas no livro temos a Bíblia da mãe dela e mais detalhes sobre a visita ao orfanato, além da ceia na casa de Landon e um relacionamento muito mais detalhado, que vai crescendo aos poucos. Além disso, temos a história “verdadeira” (no livro) da peça, muito linda e tocante.
Já a relação de Carter com o pai é diferente no livro e no filme. Nos dois casos Carter considera seu pai um estranho, mas por motivos diversos: enquanto que no filme Landon sente raiva do pai por deixar a família e ir morar com outra, no livro o pai vive viajando por estar inserido no meio da política e não da atenção alguma para a própria família. Quanto em um, como no outro, a mudança de perspectiva, tanto de Carter quanto do pai é bem comovente.
Acho também que, no livro, a fragilidade de Hegbert, pai de Jamie, torna-se não só mais latente, como mais acentuada, sendo melhor explorada, principalmente através da descrição do seu escritório, ou a bondade discreta do pastor.
Bem, é isso. Indico a vocês os dois! Eu recomendaria, na verdade, a qualquer um que acredite no amor, ou a qualquer um que queira acreditar.  Pode parecer meio brega, mas é um dos únicos filmes/livros que nunca ouvi NINGUÉM, repito, ninguém dizer que não gostou. Gostei muito e espero que gostem também.

Fiquem agora com umas fotos lindas do filme ...




... e o clip oficial:

Não é, na minha opinião, a melhor música do filme, mas é o vídeo oficial e continua sendo bem bonita.  No entanto, esperem até o momento de Only Hope!  Eu fico toda hiperativa nessa parte.. e não quis botar aqui para não estragar a surpresa. 

Bjsks, Pimpa ;)

2 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAin, post mais que lindo!! *-*

    Adoro o filme e o livro!!


    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. Poostt , PEEEEEEEEEEEEERFAAS ! *--*
    mtt FINO , adoreei ! (:

    ' UM AMOR PRA RECORDAR - simplesmete PERFEITÔ '

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...