29 novembro, 2011

Resenha: "O Atlas Esmeralda" de John Stephens

Autor: John Stephens
Tradução: Livia de Almeida
Gênero: Infantil e Juvenil
ISBN: 9788581050133
Páginas: 296
Editora: Suma das Letras
Série: O Livros do Princípio (Um nome meio tosco para uma série, não acham?  Mas vocês entenderão se lerem o livro..)

Dez anos atrás, numa noite de inverno, Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe.  Nunca mais viram seus pais e passaram todo esse tempo de orfanato em orfanato, sem nenhuma explicação para o que havia acontecido.
Um atlas encantado surge agora no caminho deles, prometendo responder a todas as suas perguntas.  A jornada dos irmãos os faz entrar no livro e voltar no tempo, passando por uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo Mal.
Esta é a história de três crianças que só queriam salvar suas famílias e acabam tendo que salvar o mundo.”

Vou admitir: minha cara essa sinopse.

John Stephen
Lá estava eu, procurando que livro dar a um amigo meu de aniversário E amigo oculto, quando me deparo com esse livro; lançamento não só nas livrarias como o primeiro romance de John Stephens - um dos roteiristas de Gilmore Girls e de uma das séries mais legais, dramáticas e viciantes que já passou na TV: The OC - .

Não tive outra saída; ignorei os zilhões de livros que tenho para ler na minha meta de leitura e comecei a ler na livraria mesmo, esperando meu pai chegar para me levar pra casa com os presentes.. e um brinde a mais.

E foi uma estréia de romance e tanto, sabe?  A leitura da "O Atlas esmeralda: Os Livros do Princípio - Parte 1" é daquelas que te prendem, principalmente por ser aventura.  A história me lembra um pouco “Desventuras em Série” (uma das coleções com o pior final que já li na vida, diga-se de passagem; apesar de adorar a história e sentir muita pena dos Baudeleir), mas, graças a Deus, não é nem tão triste nem tão cheia de desgraças assim.  
Busted!!!
Porém o fato de serem três jovens, duas meninas e um menino leitor, chamados de órfãos (apesar de afirmarem o contrário) que não conseguem se manter muito tempo em nenhum local onde vivem, e acabam sendo mandados para uma estranha casa de uma cidade que ninguém nunca ouviu falar, no meio do nada é, no mínimo, suspeito.

Ao mesmo tempo, a história apresenta um pouco da magia de “Nárnia”, por exemplo.  Não tanta magia, afinal C.S Lewis era um mestre nessa arte, claro, mas de alguma forma o ambiente, a simplicidade e pureza dos principais me lembrou um pouco as famosas crônicas.
  
Antes de terminar as semelhanças e começar uma descrição dos personagens não posso deixar de comentar: Sempre tem que ter uma profecia, hein?  Que falta de originalidade!  Mas eu sei, eu sei... elas sempre deixam a história mais emocionante.

Agora vamos aos protagonistas: 

Katherine é uma mini-mãe.  Além de ser a mais velha e a que possui mais lembranças dos pais, a sua última recordação da mãe é uma promessa que  realizou a ela garantindo que cuidaria dos irmãos.  Kate tinha 4 anos quando realizou essa promessa, e não descansou dela desde então.

(Eu acho que esse foi um dos poucos furos da história: 4 anos?? Sério?? Segundo ela, os pais deixaram ela ficar acordada até mais tarde nessa noite de natal e trocaram os presentes, ao invés de esperar o papai Noel na manhã seguinte, porque era supostamente muito mais crescida que os outros.
Ademais, Kate não age como se tivesse 14, mas, sei lá, uns 18.  Entendo que ela tenha amadurecido mais rápido por causa da responsabilidade para com os irmãos, mas ‘pera lá!  Podiam terem a deixado com 16 pelo menos...)

Temos então Michael e Emma, que realmente agem condizentes com sua idade.

Michael tem 12 anos, ou seja, é (teoricamente) dois anos mais novo que a irmã mais velha e um ano mais velho que a caçula.  Apaixonado por livros, especialmente os de duendes, é meio nerdizinho e medroso, mas confiável nas horas de necessidade.  Na maior parte dos casos.

Emma é a mais nova – 11 anos - e, diferentemente dos irmãos não tem nenhuma recordação sequer dos pais.  Tornou-se assim, uma pessoa regida por suas emoções, impulsiva e encrenqueira: louca por uma confusão.  Apesar de pequena pode causar bons estragos em pessoas (ou criaturas mágicas) bem maiores que ela e, ao mesmo tempo, te um coração gigantesco e inconsequente.    

Eu não sei qual dos três eu gostei mais, porque os três têm características tão marcantes e se preocupam tanto um com outro que fica difícil de decidir.

A história dá tantas reviravoltas também, no tempo e no espaço, mudando o presente e o passado, que você acaba entrando no livro junto com Kate, Michael e Emma.   Talvez esse tenha sido o detalhe que mais chamou atenção do meu gosto fantasioso e louco, que sempre torce pra um monstro quebrar minha sala de estar e me levar nas costas para uma aventura emocionante de criaturas mágicas e reinos perdidos. 

Mas enquanto isso ainda não acontece, (He) não custa nada eu já ir lendo e me preparando, né?
(Essa última frase é dedicada ao Michael, que estudou e esperou,mesmo com o descaso dos colegas, mas fez um belo uso deles depois – ou seria antes, se considerarmos que isso foi no passado ? - .)

Aqui o site da coleção (em inglês):

E aqui dois trailers literários; mas ignorem as imagens, certo? Imaginem as suas próprias, porque eu, por exemplo, não imagino nem a Kate, nem o Dr. Pym assim.




Estou ansiosa pela continuação!!!
Bjkss Pimpa ;)

8 comentários:

  1. Adorei a resenha. Pelo visto, você amou o livro, mesmo tendo se decepcionado com a idade e atitude das personagens, rs.
    Mas acho que não faz o meu estilo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a resenha!
    Eu também sou dessas que espera um monstro invadir a minha casa e me levar para uma terra distânte e mágica HSUAHHSU Por isso estava louca para ler esse livro *-*
    Beijos

    letrasefolhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei bastante da sua resenha! Deu um pontinho a mais no livro na minha meta dos livros a ler hehehe :)

    ResponderExcluir
  4. :D Q bom q gostaraaam da resenhaa! Não poderia estar mais feliz!!! (mentira: eu poderia ter sido trasnsportada MESMO para um reino encantado - aí eu estaria mais feliz)

    ResponderExcluir
  5. ou lutando pela minha vida, q seja.

    ResponderExcluir
  6. Quando li a sinopse do livro simplesmente fiquei encantada. Encantador os personagens pela sua resenha, né? Só achei estranho também ela pegar essa responsabilidade pra si com apenas 4 anos, nem eu lembro muita coisa de quando tinha essa idade. kkkk Mas adorei demais, espero ler logo. E amei sua resenha, com desenvoltura e me deixou mais curiosa ainda!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Parabéns pela resenha e pelo blog, já estou seguindo e lhe convido para conhecer o meu e se gostar seguir tb.
    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu sai de casa em procura de um livro legal pra mim ler, pois as férias estavam monótonas. Estava vasculhando as prateleiras da Cesma - SM, quando me deparei com o livro " O Atlas Esmeralda". Meu pai estava junto na hora da compra, então, ele leu a sinopse e se interessou mais que eu. Como eu não sou muito fã desses tipos de livros com aventuras de ficção, acabei cedendo e comprei este livro, pelo qual estou apaixonada. Parei na página 286 :D Recomendo !

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...