28 novembro, 2011

Resenha: "Anna e o Beijo Francês" de Stephanie Perkins

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219329
Ano: 2011 (Brasil) e 2010 (EUA)
Páginas: 288
Título Original: "Anna and The French Kiss"
Sinopse: "Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?"


"Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge.
A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs - ou qualquer nome que eles dão a estes - em cada esquina... Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris.
A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo."
Página 1
(Odeio admitir, mas se adicionar todo o conhecimento que "Os Miseráveis" traz, a lista de coisas que eu sei sobre a França é mais ou menos isso também...)

Isso que eu vou mostrar a vocês expressa muito bem o quue eu senti ao ler esse livro:
http://26.media.tumblr.com/tumblr_lv9xod8YTm1qedxfzo3_250.gifhttp://27.media.tumblr.com/tumblr_lv9xod8YTm1qedxfzo4_250.gif

Eu comecei a ler esse livro numa aula de história sem muita pretenção, só para matar aqueles minutos insuportáveis em que eu tenho de aprender sobre a Revolução Francesa (Na verdade, a escolha desse livro acabou sendo meio que um conforto psicológico... Que não deu certo pelo jeito, porque, aparentemente, garotos fofo e perfeitos franceses não respondem nenhuma pergunta do teste.). Só que nesses (Aproximadamente) 50 minutos de aula eu pulei da página 1 para a página 136 :D
O Fato é que, odeio clichês (Em resenha, em livros também, mas aqui me refiro aquelas resenha que dizem que todo livro é mágico e maravilhoso e blábláblá...), mas não tem outro jeito de descrever esse livro que não seje falando como ele é romântico e envolvente. É um daqueles livros que consegue fazer com que você sinta um arrepio na espinha de tão próximo que você se sente da história!
A autora também escreve muito bem, porque eu já estive em Paris, mas era muito pequena (Tinha uns 9 anos) então não me lembro muita coisa. Por isso essa autora me ajudou muito a reconstruir alguns lugares em que me falhavam a memória...
A Anna é uma protagonista bem suportável, eu diria até que ela tem bastante personalidade e atitude considerando que ela é uma protagonista de YA. (Falando nela, eu sou completamente a favor da liberdade de expressão, mas se você tem cabelo preto e faz uma mecha branca, é praticamente ficar de joelhos e implorar para que alguém te chame de Gambá!).
E o mais importante na leitura desse livro é não se enganar pelo nome de menina do protagonista, Étienne St. Clair, porque apesar de ser meio banana, ele é MUY MACHO! Ele é americano, meio francês, cresceu em Londres, ou seja, tem sotaque britânico, cabelo castanho bagunçado e olhos castanhos. Tá bom ou quer mais? Ah, claro, sem esqueçer de mencionar que ele é o garoto mais fofo do mundo!
As histórias secundárias desse livro são praticamente terciárias, porque não quero saber da história dos amigos deles, ou do Pai do St. Clair, ou dos amigos de Atlanta da Anna... O que você quer realmente saber é quando os protagonistas vão ficar juntos com toda a sua fofura!

"O que é isso? É paixão? Ou outra coisa? Tudo junto? E é possível que eu me sinta assim por ele sem que os sentimentos sejam recíprocos? Ele disse que gostava de mim. Ele disse. E, mesmo que estivesse bêbado, não teria dito isso se não houvesse, pelo menos, alguma verdade nisso. Certo?
Eu não sei."
Página 141

Apesar de ter uma capa linda e uma sinopse legal, não foi nada disso que me achou a atenção. O que realmente me chamou a atenção foi o fato da autora ter CABELO AZUL!!!! Isso porque, não tão secretamente, pintar meu cabelo de azul é um dos maiores sonhos da minha vida! Parte porque azul é minha cor preferida (Junto com verda, mas ter cabelo verde ia ficar parecendo que eu tenho mofo na cabeça) e porque pintar o cabelo de vermelho já se transformou muito em coisa de pseudo-rebelde!

É sério eu não sou do tipo romântica, mas cada página desse livro vale muito a pena e vai roubar um suspiro seu!

Bjuos,
Fernanda

Ps: Sou a única pessoa que imagina o pai dela como sendo a à imagem e semelhança do Nicholas Spark? Pois toda vez que falavam dele a foto do Nicholas vinha a minha cabeça!

2 comentários:

  1. Concordo... Tambem me lembrava do Nicholas quando ela falava do pai dela...rsrsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Fernanda! Já li Anna e o Beijo Francês e amei! Que livro perfeito! Ah, eu também achei muitas semelhanças entre o pai da Anna e Nicholas Sparks...hehe. Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...