20 novembro, 2011

Resenha: "Não sou este tipo de garota" de Siobhan Vivian

Editora: Novo Conceito Jovem
ISBN: 9788563219381
Título Original: Not That Kind of Girl
Ano: 2011 (Brasil) e 2010 (EUA)
Páginas: 248
Sinopse: "Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer."

Esse foi o primeiro livro que eu li daquela pilha de livros que eu comprei na bienal. Então, saibam que já faz um tempinho que eu li ele então não me lembro mutio bem dos detalhes, só sei o que eu anotei(Sim, eu faço anotações pa ento vcs podem perceber ja faz um tempinho q eu li e por isso nao lembto de todas as impresspoes q tive, mas consigo fazer essas resenha baseada nas anotções q ue eu fiz quando li.
Vamos começar:
No começo eu gostava muito da Natalie porque ela tinha muitas coisas em comum com uma grande amiga minha, sabe as duas são desse tipo certinhas, as mais espertas da sala e etc. Mas conforme eu ia lendo o livro eu retirei isso, elas não tem nada haver! Isso porque a Natalie é a pessoa mais hipocrita, mimanda e egoísta da vida! Principalmente, hipocrita! Ele fica julgando todo mundo, tratando todo mundo com se ela fosse uma deusa toda-poderosa e o resto fosse uma cabada de mortais, mas ela faz tudo que eles fazem!
E eu nem quero comentar com ela foi vaca de transformar a relação de AMIZADE entre ela e a Autumn numa relação de dependência em que ela fazia com que a melhor amiga se sentisse um lixo por causa de um pequeno deslize no passado e que só a Natalie era "boazinha" para aceitar ela depois.
Bem, o boy dela é... Um cara normal. Nada contra ele, mas quando pego um livro YA para ler espero um cara completamente fofo e idealizado. Então, apesar de ele ser um pouco melhor do que um cara normal, não me instigou nem um pouco... Desculpa, cara-que-eu-não-lembro-o-nome-e-tô-com-preguiça-de-ir-até-a-estante-ou-procurar-e-algum-lugar-da-net-descobrir-como-você-se-chama, mas você não é essa coca-cola toda...
Mas se vocês querem saber o que realmente faz esse livro valer a pena? A Spencer! Putz, não me lembro da ultima vez q uma personagem de um livro adolescente me fez refletir tanto! Ela é aquela típica garota que você olha pra ela e vê um enorme anúnico em sua testa escrito: 'Puta'. No começo eu julga ela como acho que todos que começam a ler esse livro julgam, mas com  o tempo você vai entendendo as razões dela e acaba pensando: 'Nossa, eu nunca pensei nisso dessa maneira...'. Ela me fez enchergar preconceitos que eu tinha dentro de mim e me fez questionar por que eu os tinha. Mas, é claro, a genialidade dela vao depender de como o leitor encarar sua leitura, se vai parar para refletir ou vai ler sem prestar atenção para passar o tempo.
O fim é meio... Como dizer? Acho que meio bobo, sabe, pessoas fazem um alvoroço por causa de muito pouco (Muito barulho por nada como já dizia o mestre Shakespear...). E um capítulo depois, tudo está bem! Achei que ficou mal esplorado tudo se resolveu fácil e rápido demais.
A autora escreve bem, não é nada espetacular, mas está num nível muito acima de muitas escritoras de YA por aí. Acho que gosto da sua narrativa porque ela valoriza muito a descrição dos ambientes, ao invés de simplesmente dizer: 'Eles estão num quarto de parde verdes.' como ocorre em muitos livros. E tiro o chapéu para a tradução da Novo Conceito está lutando para conseguir adaptar os livros nessa sua nova ramificação Teen e finalmente conseguiu acertar a mão!
Resumindo, não é uma leitura que você vai lembrar pelo resto da vida (Apesar de que eu vou lembrar das reflexões que a Spencer me fez ter por um bom tempo...). É daquele tipo de livro que você pega pra ler no intervalo de tempo entre um livro muito legal e aquele livro insuportável que você tem de ler pra escola.
Bjuos,

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Já li Não Sou Este Tipo de Garota e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não pensei a mesma coisa sobre a Spencer.
    Na verdade, apesar de concordar com você quanto à hipocrisia da Natalie, gostei da garota. E o cara é, sim, uma graça.
    Você é a primeira pessoa que vejo falando assim, hahaha.
    Beijão

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...