28 novembro, 2012

Resenha: "As Mais" por Patrícia Barboza


Editora: Versus Editora
ISBN: 9788576861768
Ano: 2012
Páginas: 193
Gênero: Infanto-Juvenil
Sinopse: "MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, relatando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo. Mari, a pagadora de micos Aninha, a intelectual Ingrid, a romântica Susana, a atleta Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores... Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”. Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis!"

 Bem, admito que estava com um pé atrás antes de começar a leitura desse livro porque tinha medo que achasse ele um pouco "infantil" demais para mim. Mas, com 17 anos na cara e malas prontas para seguir para faculdade, não tenho medo de dizer que adorei o livro!
Sim, as histórias são clichês e um pouco bobinhas, mas acho que elas atenderam bem as espectativas que eu tinha em relação a elas. Ninguém pega um livro infanto-juvenil esperando ter alguma grande mudança, só que isso não é necessariamente uma coisa ruim. Ás vezes é bom lembrar que as coisas podem acontecer do jeitinho que elas devem ser.
O ponto mais forte do livro é a veracidade das personagens, lembo de que quando lemos a descrição das personagens pela primeira vez eu e as minhas amigas ficamos até assustadas! Achavamos que Patrícia havia secretamente espionado nossas vidas para escrever o livro de tantas semelhanças que ele tinha com a nossa realidade! (PS: A passagem do dias dos namorados em que elas ficam pesquisando simpatias pro Santo Antônio? Eu já fiz isso! haahahahahahah)
Muitas pessoas destacam o fato de como um grupo de meninas tão diverente podem ser amigas tão próxima. Nunca entendi a enfâse dada a isso porque sempre achei que o quanto mais diverso fosse o grupo de amigos, mais divertido ele seria! Afinal, a vida não tem graça se você é uma Maria-vai-com-as-outras.
Achei a narrativa do livro bem suave e como ele é fininho (Sim, uma pessoa que já leu toda a série de Harry Potter não pode considerar um livro com menos de 200 páginas grosso!) a leitura é bem rápida e deixa um gostinho de quero mais no final. E não é nem porque o livro tem alguma espécie de gancho para a continuação ou nada do tipo, a saudade é das loucuras pelas quais essas amigas passam!
Acho que a única coisa que me incomodou no livro foi o fato de que cada personagem só tinha história quando era dado a ela o foco narrativo. Por exemplo, a história da Ingrid com o namoradinho dela só acontece na parte em que a Ingrid está narrando. Eu acho que se o problema se estendesse para a parte em que outra está narrando poderia ser interessante tanto para observar a situação sob outro ponto de vista, como também para reforçar os laços que existem entre elas!

Segue aqui o Booktrailer que explicar melhor a personalidade de cada uma das amigas:



Bjuos,

PS: Ok, admito que o que me chamou atenção no livro foram o desenhos que eu achei bonitinhos... #Julgoolivropelacapamesmo. Problem?

3 comentários:

  1. Olá!
    Eu quero ler esse livro faz um pouco de tempo, já vi várias resenhas e pessoas falando bem dele!
    Só me falta oportunidade para compra-lo!
    Um beijo,
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro bem pré-adolescente, até mesmo por causa da capa, rs. Gostei da resenha! (:

    Larissa,
    http://garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. muitooo lindo um trabalho de muito capricho da Verus. Mesmo uma balzaquiana kkkkk ainda pretendo lê-lo. *.*


    beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...