12 dezembro, 2012

Resenha de "Meu Vizinho Totoro"


Oiiiiii, genteeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!

Quanto tempo!! Sentiram falta de mim? =D
(Por favor, não respondam. Tenho medo da resposta. rs)

Pois é, né? Não posto faz quase 8 meses! Mas tenho uma desculpa muito boa esse ano que se chama “vestibular”.  Essa criaturinha acaba com a sua vida social e te tira das órbitas durante um ano inteirinho, colocando você no incrível novo mundo da paranoia pré-prova.
Mas agora, depois de diversos compromissos,provas e simulados, estou LIVRE! LIVRE!  LIVRE! MUAHAHAHHA

“Liberdaaaaaaaaade;  Liberdaaaaaaaaaaaaade; Abre as asas sobre nós..”

E agora que vocês estão devidamente apresentados corram para as colinas é hora de comemorar essa vibe alegre de férias com gostinho de vitória!  Para isso, vou falar hoje de uma das melhores animações de todos os tempos que já passaram nas telas: Totoro!

O diretor e roteirista, Hayao Miyazaki, é também o mestre por trás das conhecidíssimas obras (te desafio a dizer esses nomes em voz alta):

 O castelo no céu -Tenkû no shiro Rapyuta 
 Serviço de entregas da Kiki- Majo no takkyûbin 
Princesa MonokeMonoke-hime
O castelo animado - Hauru no ugoku shiro
A viagem de Chihiro - Sen to Chihiro no Kamikakushi (Paixão geral da nação e my personal trauma infantil. Só vi esse filme uma vez, no cinema, quando lançou e lembro de algumas partes assustadoras até hoje. Uma palavra: porcos. O.o .. Se você viu, sabe do que estou falando...)
E o incrível Meu Vizinho Totoro -  Tonari no Totoro.

O longa animado de 1988 apresenta a história de duas irmãs que se mudam com o pai para um local mais próximo ao hospital em que sua mãe,de saúde frágil, se recupera de uma longa doença e está prestes a voltar a viver em casa.

As duas irmãs estão beeem animadas com a mudança para a grande e antiga casa com seu lindo jardim e tomam, logo no primeiro dia, um susto com os pequenos seres de fuligem que ali moram. 

Perto da casa, Satsuki (irmã mais velha) e Mei (mais nova) descobrem uma enorme árvore – um pouco parecida com a árvore do Rei Leão. Lá, depois de uma passagem secreta a casa do grande Totoro, as meninas passam a ter incríveis aventuras com vários seres mágicos da floresta , dentre eles duendes, pequenos espíritos e "mini" totoros.

(Os totoros seriam os deuses da floresta.)

Nesse meio tempo, Satsuki e Mei conhecem seus vizinhos, fazem novos amigos e começam a se acostumar com a vida que levam em uma cidade diferente. Assim, aparecem personagens como a vovó Nani - divertida e misteriosa - e o tímido Kanta - vizinho e colega de sala de Satsuki.


Quando, porém, o fim da internação da mãe é adiado, o medo toma conta de Satsuki, que teme perder a mãe.  Assustada também com a reação da mais velha, Mei - apesar de não entender direito o que está acontecendo - foge com legumes frescos para entregá-los à mãe no hospital, pois na sua mente infantil acredita que “verduras frescas fazem bem para a saúde” e que podem curá-la.


O filme do estúdio Ghibili é muito bonito e doce; ótimo para se assistir com a família ou com os irmãos menores.  As lindas paisagens e cenas são inspiradas, inclusive, na infância de Miyazaki, que teve sua mãe hospitalizada quando era menor. Também apresentam uma leve influência das "Aventuras de Alice no País das maravilhas" de Lewis Carrol, como por exemplo na parte que Mei encontra a passagem secreta seguindo o pequeno totoro.
São 86 minutos de puro encanto!! É considerado por muitos o filme do Hayao que melhor captura essa mágica da infância, apresentando uma mistura de simplicidade com toques tão viajadamente fantásticos!  

Não acreditam? Pois bem! Chutem a produtora... A Disney!!  Isso mesmo, se a Disney produziu esse filme no mesmo ano de Cinderella, não tem como não ser mágico.

As músicas de Hisaishi Jo  também são muito bonitas, nunca vão sair da sua cabeça (muahahhahahah)



Totoro ototro.. totoro totoro . tananananananananana nananannananannanannaan

E como eu via na casa da minha avó em VHS (*O*) quando era menor, faz sentido esse filme ser tão mágico pra mim. Tenho até o bichinho de pelúcia e um chaveirinho!!

Tem de tudo do Totoro, na verdade. O filme é tão bom e tão lindo que o personagem em si do "Totoro" virou símbolo do Ghibili Studios e febre, acho que até pia de totoro (?) deve ter..

Mas se querem saber uma curiosidade, enquanto a estréia de bilheteria não teve o sucesso esperado, os bichinhos de pelúcia do Totoro lançados em 90 venderam quase o suficiente para, sozinhos, sustentarem o estúdio inteiro!


Vocês não tem noção do quanto eu sonho com essa cama....




 


Outra curiosidade?  já vou avisando, essa daqui é bem mórbida!

Bem, existem rumores de que a história é baseada em um caso semelhante que aconteceu há duas irmãs no interior do japão também chamadas Satsuki e Mei.  Só que nesse caso, o final não era tão bonitinho não..
Mei, ao se perder, teria realmente se afogado no lago e a irmã mais velha, que não conseguia aceitar a morte da mais nova, teria se suicidado depois de procurar desesperada pelo "Deus da Morte" (o que seria representado no filme pelo Totoro).  A parte mais bizarra é que relatos contam que a "Satsuki real", antes de se matar, divagou histórias sobre um "gato e um guaxinim gigantes".

Mas vocês conhecem essas lendas urbanas tão bem quanto eu... Costumam ser tão verdadeiras quanto a Xuxa ter pacto com o diabo.

...Se bem que, no formol do jeito que ela está a gente nunca sabe!

Voltando ao filme.. Aqui temos uma réplica da nova casa da família:



Fiquem também com o trailer do filme (acho que esse é fanmade, mas eu gostei):


E para fechar com chave de ouro, olhem que máximo:
















Ah! Para que não role nenhuma dúvida: Super recomendo, não importa a sua idade!

Ps. A Mei é a minha personagem preferida!!!! E a de vocês?
Ps2. Eu sempre quis fazer carinho no Totoro!
Ps3. CARA, eu SEMPRE quis entrar naquele gato. Imagina como aquele "chão" deve ser fofinho?? Sem brincadeira, já sonhei com o ps2 e o ps3 mais de uma vez!! aahahahahahah

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...