03 janeiro, 2012

Resenha: "O Gato de Botas" (2011)

Diretor: Chris Miller
Título Original: "Puss in Boots"
Gênero: Aventura, Animação, Comédia e Fantasia
Duração: 90 minutos
Elenco: Antonio Bandeiras (Evita), Salma Hayek (Bandidas), Zach Galifianakis (Um Parto de Viagem), Billy Bob Thornton (Simplesmente Amor), Amy Sedaris (Um Duende em Nova York) e Guillermo Del Toro (Hellboy).
Sinopse: "A trama, que antecede o primeiro Shrek, mostrará o felino em um plano de assalto ao lado de Humpty Dumpty  e Kitty para roubar a famosa gansa das fábulas que bota ovos de ouro. Dumpty é o personagem oval do folclore das histórias infantis anglo-saxãs, presente em inúmeras obras de ficção, incluindo 'João e o Pé de Feijão'."

 Antes de começar a resenha quero deixar um desabafo inútil sobre como eu fiquei surpresa ao descobrir que o nome do Antonia Bandeiras não tem acento... My life is a lie!
Mas, voltando ao assunto: todo mundo sabe que no mundo capitalista em que vivemos, quando um filme faz grande sucesso seus produtores já saem atrás de uma maneira de lucrar ainda mais em cima disso, e, dentre as estratégias mais comuns como video-games ou sequências, outra saída muito ultilizada são os famosos Spin-offs! Infelizmente, esses Spin-offs, apesar de serem feitos com os personagens mais interessantes e queridos do público, constumam muito fracos por causa do incasável uso de clichês e histórias um pouco "forçadas" demais. Eu, por isso, estou aqui para lhes dizer que, felizmente, nosso gatinho sedutor fugiu a essa regra!
“Gato de Botas”, como é de se esperar, segue a linha da série “Shrek”, no sentido de que se utiliza de personagens e tramas bem conhecidas do universo infantil – por exemplo, a trama dos feijões mágicos foi inspirada em “João e o Pé de Feijão”, Humpty Alexandre Dumpty é baseado num personagem muito conhecido da literatura infantil norte-americana e, claro, o próprio Gato de Botas é protagonista de um conto escrito pelo francês Charles Perrault. A diferença é que, ao contrário da série “Shrek”, o lado "conto de fadas" e "felizes para sempre" é deixado de lado para muita ação e aventura, na qual sempre está acontecendo algo, além de todo charme e sedução que o personagem principal trás ao filme!
Sem esquecer é claro de muita comédia e romance que está presente nesse filme! A comédia, na minha opinião, está mais presente na crise do relacionamento do casal de bandidos Jack e Jill. Já que ele quer ter filhos para ensinar as artes do roubo e da desonestidade e ela não parece nenhum pouco interessada nessa ideia... Já o romance chega ao filme na forma da gatinha Kitty que parece sentir ao pelo Gato, mas como sabemos uma gatinha como ela não é do tipo que cede facilmente. Infelizmente, como esse filme se passa antes da história de Shrek começar, já sabia que não teria como o Gato e ela ficarem juntos no final, mas sempre há esperança de que eles se encontrem no futuro, né?
Já o Humpty Dumpty (Acho que eu era a única na sala que SEMPRE ria quando falavam esse nome. Mas, falando sério, é impossível levar a sério alguém com esse nome! É a mesma coisa que chamar o seu vilão de Sheldon! Você riu, né? Viu, simplesmente não dá certo), apesar do nome, é um dos vilões mais diabólicos que já vi em filmes infantis. Do tipo dissimulado e manipulador que por algumas vezes me surpreendia em maldade, e até em outas coisas...

O filme é um mix de aventura e comédia embalado pelos cenários e músicas das regiões latinas. Se você gosta de ver um filme para relaxar essa pode não ser uma boa pedida, pois, como já disse, o filme segue um ritmo intenso e não para nunca. Entretanto, se quiser um bom passatempo com risadas garantidas esse filme é tudo que você procurava!

Bjuos

Curiosidade: O filme "Puss in Boots" foi renomeado nos Emirados Árabes Unidos já que a palavra "puss" (gatinho) remete a "pussy" (Uma gíria urbana que quer dizer "vagina"), temendo que o nome pudesse soar ofensivo, o conselho de censura do país o alterou o título para "Cat in boots".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...