28 janeiro, 2012

Resenha: “Mensagem pra Você” (1998)


Título Original: You’ve got a mail
Título em Português: Mensagem pra você
 Direção: Nora Ephron
Roteiro: Miklós László  (peça teatral)Nora Ephron (roteiro)Delia Ephron (roteiro)
Gênero: Comédia Romântica
Origem: Estados Unidos
Duração: 119 minutos
Tipo: Longa-metragem

Há uns 3 dias atrás cordei as 10:15 AM praticamente pulando da cama ao perceber que não tinha acordado com o despertador das 8h para tomar um remédio que preciso tomar essa semana.  Tomei e... bem, depois do susto não consegui voltar a dormir, então me arrastei pro sofá com um livro (“Os Quatro Grandes” da Agatha Christie) e liguei a TV.  Dedilhei um pouco e depois li alguns capítulos ao som de TVZ, mas acabei voltando a dedilhar e parando em “Mensagem para Você”; uma comédia romântica que eu adoro com o Tom Hanks e a Meg Ryan.

Já tava na metade, mas não teve importância, porque eu já tinha visto milhares de vezes...  Não pude resistir e vi o resto do filme, chorando de emoção no final (TPM, claro).  Enfim, como eu adoro esse filme – Já disse como eu adoro esse filme? – e não tinha nada pra fazer até a hora do almoço, resolvi fazer uma resenha!

Meg Ryan as Kathleen Kelly
Kathleen Kellly (Meg Ryan) é a dona de uma antiga livraria herdada de sua falecida mãe e carregada de valores sentimentais que completa 42 anos de uso.

Tom Hanks as Joe Fox
Já Joe Fox (Tom Hanks) é dono de uma mega cadeia de livrarias chamada “Fox Books”; uma empresa herdada do, ainda vivo, (e muito conturbado por sinal) pai.  

O que eles têm em comum? 

R: Ambos se conhecem pela internet, apesar de não saberem disso, pois se relacionam sob os fakes/ pseudônimos (a palavra que preferir ahahah) de “Shop Girl” (Garota da Loja) e “NY152”.

O problema se apresenta quando Joe Fox decide abrir uma das filiais da rede na rua de Kathleen, o que levaria sua pequena loja a falência.
Em outras palavras, eles se odeiam na “vida real” e são inimigos no plano profissional, enquanto, atrás da tela e por baixo de suas “máscaras”, estão correndo um sério risco de se apaixonarem.

Certo:

Vamos começar com um povo que a gente não costuma comentar, mas são de suma importância para o filme: os roteiristas.  O longa é baseado na peça Parfumerie de Miklós László .

Já as irmãs Nora e Delia Ephron são conhecidas (ou deveriam ser) por prévios sucessos, especialmente Nora, como:  Harry e Sally: Feitos um para o outro (1989), também com a Meg Ryan;  Silkwood – O Retrato de uma Coragem (1983), com a Meryl Streep;  e Sintonia de Amor  (1993)(AMO ESSE FILME) com o Tom Hanks E a Meg Ryan (todos esses foram escritos por Nora, o último inclusive dirigido e produzido pela roteirista).  Sei filme mais recente é Julie&Julia (2009).
Nora é a da esquerda e Delia a da direita

Delia é roteirista de “Quatro amigas e um Jeans Viajante” e “A feiticeira”, o qual, este último, ela e Nora trabalharam juntas (o único dos vários filmes citados nesses 2 parágrafos que não gosto muito, porque eu adoro a antiga série “A feiticeira” e acho que o filme não ficou a altura..).

Vocês devem ter reparado que a maioria dos acima são comédias românticas, certo?  Pois bem, o que gosto nessas comédias românticas é que conseguiram ingressar algo novo na já batida e necessária fórmula de comédia romântica.  Por exemplo: A predisposição ao casal principal começar se odiando é normal, agora, eles se odiarem ao vivo e se amarem virtualmente é diferente... E complicado, mas muito divertido!
Além disso, algumas tiradas, como as respostas de “Por que o número 152?” são sutis e engraçadas.

Agora vamos a atuação de Tom Hanks e da Meg Ryan.. ótimas como sempre.  Gosto dos dois, mas admito que prefiro o Tom Hanks.  A cena dele escrevendo um pedido de desculpas em relação a “não ter aparecido” no encontro marcado no café/restaurante é muito boa! Eu rio muito com as caras e bocas que ele faz!

Recomendo para qualquer um que é fã de uma boa comédia romântica!  Espero que gostem,
Bjkss Pimpa ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...